Domingo, 21 de Dezembro de 2025

Home em foco Um dia após Lula inaugurar Ponte da Integração no Paraná sem presidente paraguaio, Paraguai faz cerimônia própria do outro lado da fronteira

Compartilhe esta notícia:

Um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurar a Ponte da Integração Jaime Lerner, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, sem a presença do presidente do Paraguai, Santiago Peña, o governo paraguaio realizou, nesse sábado (20), uma cerimônia própria do outro lado da fronteira, em Presidente Franco.

O episódio, segundo especialista, evidenciou ruídos diplomáticos entre os dois países às vésperas da Cúpula do Mercosul, que ocorre na cidade paranaense.

A inauguração brasileira ocorreu na sexta-feira (19). Durante o evento, Lula explicou a ausência do presidente paraguaio e afirmou que a decisão de realizar cerimônias separadas foi uma solução para evitar novo adiamento.

“Eu quero explicar porque não estou aqui com o Santiago Peña. Ele não podia hoje, por um problema familiar em Assunção, e eu não podia amanhã à tarde, porque termino o Mercosul e preciso voltar a Brasília. Então eu inauguro o lado brasileiro, ele inaugura o lado paraguaio, e ganha o Brasil e ganha o Paraguai”, disse o presidente.

Para o professor Aníbal Orué Pozzo, coordenador da pós-graduação Integração Paraguai-Brasil, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a ausência de Peña tem peso político e simbólico dentro do bloco.

“O Paraguai está com uma política externa muito fraca e indecidida […] A não presença do Santiago Penha, como presidente do Paraguai, enfraquece e reorienta as relações do Paraguai para outras áreas e não para o Mercosul. Eu acho que enfraquece o Mercosul, porque o Mercosul funciona com consenso”, afirma Pozzo.

Trânsito entre as cidades

A Ponte da Integração Jaime Lerner liga Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no Paraguai, e é a segunda conexão viária entre os dois países na região, mais de 60 anos após a inauguração da Ponte da Amizade. A estrutura estava concluída desde 2022, mas permaneceu sem uso devido à falta de aduanas, acessos e sistemas de fiscalização.

A liberação do tráfego será gradual. Segundo a Receita Federal, a partir da noite deste sábado (20), apenas caminhões vazios poderão circular, entre 22h e 5h. A partir de 18 de janeiro, ônibus de turismo fretados estarão autorizados a trafegar das 19h às 7h. Ainda não há previsão para a liberação de carros e motos.

A expectativa é que a nova ponte reduza o fluxo de caminhões na Ponte da Amizade e no centro de Foz do Iguaçu.

“Nós vamos liberar o fluxo de caminhões pela Ponte da Integração, conectando o Brasil ao Paraguai”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Para Lula, a nova ligação tem impacto direto no desenvolvimento regional. “Nessa ponte vai transitar o povo paraguaio para o Brasil e o povo brasileiro para o Paraguai, para trabalhar, vender e comprar. O que interessa é fazer com que as duas economias cresçam”, disse o presidente. As informações são do g1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

A reação do presidente da Câmara dos Deputados à operação da Polícia Federal contra deputados bolsonaristas
Um dia após Lula inaugurar Ponte da Integração no Paraná sem presidente paraguaio, Paraguai faz cerimônia própria do outro lado da fronteira
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde