Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 8 de dezembro de 2025
A direção do União Brasil decidiu nesta segunda-feira (8) expulsar do partido o ministro do Turismo, Celso Sabino. A cúpula da sigla confirmou a decisão do Conselho de Ética da legenda que aprovou, por unanimidade, a desfiliação do ministro em 25 de novembro.
O processo de saída de Sabino é debatido desde setembro, quando o União Brasil anunciou o rompimento com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo após a decisão, o ministro optou por seguir na pasta.
Em setembro, o União Brasil deu 30 dias para que todos os filiados que ocupassem cargos no Executivo deixassem suas cadeiras, sob o risco de implicar “infidelidade partidária” para aqueles que continuassem nas funções.
Sabino chegou a anunciar ter entregado para Lula uma carta de demissão. Segundo ele, no entanto, o chefe do Executivo teria pedido que ficasse por mais tempo, em especial por conta da atividades da COP30 (Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas) em Belém (PA),
Por continuar como titular da pasta, Sabino foi afastado do partido, em outubro, e alvo de processo no Conselho de Ética da sigla.
O ministro é deputado federal licenciado e está no seu segundo mandato. Ele se licenciou do cargo na Câmara dos Deputados para assumir a função no Ministério do Turismo em julho de 2023, substituindo Daniela Carneiro no comando da pasta.
A desfiliação do União Brasil não deve afetar o mandato na Câmara e, conforme entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Sabino poderá se filiar a outra sigla. Representante do Pará, ele mira disputar uma vaga ao Senado no próximo ano.