Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 10 de dezembro de 2025
Localizada no Litoral Norte gaúcho e sob administração da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a unidade de conservação denominada Área de Relevante Interesse Ecológico do Litoral Norte (Arie-LN) já realizou desde o início deste ano a doação de 1.874 mudas de espécies vegetais nativas, sob cultivo pela própria equipe de servidores do orgão.
A maioria dos contemplados (1.192) são visitantes, que também participam de trilhas guiadas e atividades educativas no local, como foco na preservação ambiental. O restante (682 mudas) tiveram como destino outras unidades de conservação. Com isso, ampliam-se as áreas verdes e as chances de recuperação de ecossistemas.
Mais que uma área protegida de quase 50 hectares inseridos na bacia hidrográfica do Rio Tramandaí, trata-se de um refúgio natural e polo de educação ambiental na região, desempenhando papel decisivo na conservação da biodiversidade e na promoção da educação ambiental. Trata-se de um espaço de aprendizado e conscientização.
Escolas da região e de outros municípios participam de trilhas guiadas, oficinas e palestras, proporcionando a crianças e adolescentes um aprendizado sobre a importância da preservação. A Sema ressalta, no site estado.rs.gov.br: “Nosso objetivo é preservar a fauna e a flora, ao mesmo tempo em que se fomenta o paisagismo e a criação de áreas verdes na faixa litorânea do mapa gaúcho”.
“A Arie é conhecida como o ‘pulmão’ de Tramandaí, sendo uma das únicas áreas verdes que restam em uma faixa de quase 100 quilômetros do município até Torres, na divisa com Santa Catarina”, destaca o gestor da unidade, Renato Buhler.
Além das ações de educação ambiental, a Arie-LN oferece lazer e turismo ecológico. No verão, quando Tramandaí dobra o número de moradores devido à presença dos veranistas, a unidade também é uma opção de passeio além da praia, com uma trilha em meio ao bioma Mata Atlântica, que alivia as altas temperaturas. Durante o passeio, é possível observar aves, répteis e uma rica flora, reforçando a importância da conservação.
Como acessar
As trilhas guiadas devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (51) 3684-7742 ou e-mail (informado no site sema.rs.gov.br). Já para visitas livres não há necessidade de agendamento. Com entrada gratuita, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
Depois de concluído o percurso da trilha, cada visitante pode levar até três mudas nativas produzidas no viveiro da Arie-LN. Na lista estão as espécies palmeira-juraçá, pitangueira, araçá-amarelo e goiabeira. Endereço: avenida Fernandes Bastos nº 3.145, em Tramandaí.
Mais de 20 anos
A história da área começou oficialmente em 1993, após a publicação do decreto que transformou o antigo Centro de Fomento Florestal em Horto Florestal do Litoral Norte. Na época, o objetivo era claro: proteger a diversidade genética e biológica da região, produzir mudas nativas, realizar pesquisas e promover educação ambiental.
O decreto delimitou uma área de aproximadamente 458 mil metros-quadrados, incluindo uma poligonal próxima ao centro de Tramandaí e outra à beira-mar. Desde então, a unidade passou a integrar o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Snuc), com regras rígidas para uso sustentável dos recursos naturais.
Em 2025, o espaço foi recategorizado pelo Snuc como Área de Relevante Interesse Ecológico do Litoral Norte, reforçando sua missão de conservação. Somente neste amo, mais de mil pessoas realizaram a trilha guiada.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul