Sexta-feira, 25 de Julho de 2025

Home Rio Grande do Sul Universidade Federal de Pelotas terá primeira usina-escola de amônia verde do Brasil

Compartilhe esta notícia:

A Universidade de Passo Fundo (UPF) assinou protocolo de intenções com a prefeitura do município e a empresa BeGreen para implementação da primeira usina-escola de amônia verde do Brasil. Com investimento de R$ 50 milhões e capacidade para produzir 2 mil toneladas do biocmbustível por ano, a unidade tem por objetivo inicial abastecer produtores da região norte do Rio Grande do Sul.

O plano prevê o começo da obra no próximo semestre, ao passo que as atividades devem começar no final de 2026. Também estão engajadas à operação as empresas Migratio Bioenergia, Phama Energias Renováveis e a Torao Participações.

No foco da iniciativa está a produção de amônia não mais a partir do hidrogênio proveniente do gás natural, e sim do hidrogênio proveniente da água, reduzindo assim a emissão de gás carbônico (CO2), um dos principais poluentes responsáveis pelo pelo efeito-estufa e, por extensão, do aquecimento global. Outra vantagem é a possibilidade de redução dos custos de produção.

Com a palavra…

Para a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, o projeto é a prova de que, juntos, a iniciativa pública, privada e a academia, podem produzir ciência, tecnologia e transformação social:

“Estamos diante de um projeto de sustentabilidade que terá muitas aplicabilidades além do agro. Esse movimento tem a singularidade de ser uma usina-escola, o que nos orgulha em ver o desenvolvimento de novos produtos, a aplicação da inovação e a geração de conhecimento”.

Representante da BeGreen, o empresário Luiz Hauth explica que a assinatura do protocolo abre uma nova fase do projeto, iniciando de fato as tratativas para sua instalação junto ao Campus I da Universidade:

“Neste momento, não somos os primeiros do ramo no Estado, mas do Brasil. E também pioneiros na América do Sul neste conceito de fábrica”.

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, destaca por sua vez que a usina-escola ampliará a posição de destaque nacional do município. Ele também menciona a importância da UPF para o desenvolvimento local e a união de esforços na busca de soluções para o presente e o futuro:

“Ficamos ainda mais felizes em poders trabalhar tudo isso pelo viés da educação. Temos que preparar os nossos pequenos, nossos adolescentes e nossos jovens para o futuro, com uma capacitação cada vez maior”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul fecha o primeiro semestre de 2025 com mais de 5 mil apenados frequentando a educação formal
Universidade de Passo Fundo terá primeira usina-escola de “amônia verde” do Brasil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News