Domingo, 16 de Junho de 2024

Home boas noticias Universitários gaúchos vencem a maior competição de robótica do Brasil

Compartilhe esta notícia:

A Butia Bots (Brazilian United Team for Intelligent Automation) conquistou o primeiro lugar na categoria @home na 20° edição da CBR (Competição Brasileira de Robótica), realizada em São Bernardo do Campo (SP), no mês passado.

A equipe, composta por acadêmicos de graduação e pós-graduação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), da Furg (Universidade Federal do Rio Grande) e do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), disputou a final do campeonato com a Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

A CBR, maior competição universitária de robótica do Brasil, é composta por 16 categorias, nas quais robôs autônomos devem desempenhar tarefas cotidianas corretamente, sem que haja intervenção humana. Entre os segmentos, há, por exemplo, provas de corrida, de futebol, de voo e de assistência doméstica (@home), categoria disputada pelo Butia Bots. Nesta área, os robôs precisam ter inteligência de serviço para realizar ações dentro de uma casa simulada, com o intuito de estimular o desenvolvimento de tecnologias domésticas pessoais para o futuro.

Para concorrer na categoria, a equipe gaúcha levou a São Paulo o robô Doris, que possui “rosto” com sensores e motores que servem para movimentar a mandíbula e os olhos. O robô tem também câmeras, rodas para locomoção, torso e braços aptos a atividades de manipulação, além de computadores responsáveis pelo processamento de dados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Manifestações em rodovias federais prosseguem em oito Estados
Ministro da Agricultura diz que bloqueios nas estradas federais devem ser encerrados em breve
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias