Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025

Home coronavírus Vacinação contra covid prossegue em seis endereços de Porto Alegre neste sábado

Compartilhe esta notícia:

Neste sábado (12), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre dá continuidade à aplicação de primeira e segunda dose de vacina contra covid, além das injeções de reforço. O serviço contempla crianças de 5 a 11 anos, adolescentes, adultos e idosos, por meio de seis locais com atendimento específico conforme a finalidade.

Imunizantes disponíveis, endereços completos, horários de funcionamento e telefones de contato dos postos e outros detalhes podem ser consultados nas notícias do site prefeitura.poa.br. Vale lembrar que a campanha continua suspensa nas farmácias parceiras da prefeitura, bem como aos domingos (exceto em ações pontuais).

– Posto de saúde do IAPI (Zona Norte), 9h-16: Coronavac para a gurizada saudável de 6 a 11 anos, além de primeira e segunda dose e reforço vacinal a partir dos 12 anos;

– Posto de saúde da Tristeza (Zona Sul), 9h-16h: Coronavac para a gurizada saudável de 6 a 11 anos, além de primeira e segunda dose e reforço vacinal a partir dos 12 anos;

– Posto de saúde Ilha dos Marinheiros (Região Metropolitana), 9h-16h: Pfizer para a gurizada dos 5 a 11 anos, saudável ou com baixa imunidade;

– Posto de saúde do Cristal (Zona Sul), 8h30min-13h: adolescentes e adultos (exceto para aptos à segunda dose de Coronavac ou reforço da Janssen, além de imunocomprometidos e adolescentes grávidas ou puérperas que precisam de reforço).

– Shopping center João Pessoa (bairro Santana), 9h-16h: primeira e segunda dose para o público a partir dos 12 anos, mais primeiro e segundo reforço;

– Parque da Redenção (bairro Farroupilha), das 9h-15h: primeira e segunda dose para o público a partir dos 12 anos, mais os reforços. Não serão atendidas para pessoas que precisam receber a segunda dose de Coronavac ou reforço da Janssen.

O que é preciso apresentar

No caso dos adolescentes e adultos, em procedimentos de primeira dose (ou aplicação única, no caso da vacina da Janssen) deve ser apresentada identidade com CPF. Não é necessário o comprovante de residência, bastando uma autodeclaração simples com nome e endereço.

Para a gurizada de 5 a 11 anos, não é necessária prescrição médica, mas solicita-se o cartão de vacinação contra outras doenças. Além disso, a mãe, pai ou responsável deve acompanhar o procedimento. Caso não seja possível a presença de um adulto, é necessário apresentar autorização por escrito.

Na segunda injeção é obrigatório o cartão de controle fornecido pelo agente de saúde na primeira etapa. Pode se dirigir aos locais indicados quem recebeu Coronavac há pelo menos 28 dias. No caso dos imunizantes Oxford e Pfizer, o intervalo é de oito semanas entre as duas “picadas”.

Para o reforço, exige-se a mesma documentação da segunda dose, desde que o cartão de controle mostre que o esquema de imunização esteja completo há pelo menos quatro meses para quem recebeu Coronavac, Oxford e Pfizer ou dois meses para os contemplados com a Janssen (injeção única).

Já os imunossuprimidos devem comprovar a condição de saúde por meio de atestado ou receita médica, além do registro de segunda dose (ou única) há pelo menos 28 dias. No caso da segunda dose-extra, também é necessário ter recebido a anterior em um prazo mínimo de quatro meses.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

Após alta de preços, ministro da infraestrutura descarta bloqueios em rodovias por caminhoneiros
Covid matou, no mundo, três vezes mais do que o número oficialmente divulgado
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde