Segunda-feira, 04 de Julho de 2022

Home Variedades Vangelis, compositor da trilha sonora de Carruagens de Fogo, morre aos 79 anos

Compartilhe esta notícia:

O músico grego Vangelis morreu aos 79 anos, informou a agência de notícias Athens News nesta quinta-feira (19). Ele é autor do tema do filme vencedor do Oscar de 1982, “Carruagens de Fogo”, uma das trilhas sonoras mais conhecidas dos anos 1980.

A agência disse que Vangelis morreu na noite da terça-feira (17), sem informar a causa da morte, e citou como fonte o escritório dos seus advogados.

Apesar de ter tido sucesso na cena de rock progressivo europeia no começo dos anos 1970, ele ficou desconfortável com as expectativas de um artista comercial e passou a trabalhar de forma reclusa em um estúdio de gravação que criou em Londres.

Foi lá que ele escreveu a trilha sonora de “Carruagens de Fogo”, a história do triunfo de um grupo de corredores britânicos nos Jogos Olímpicos de 1924.

A trilha sonora, que lhe rendeu o Oscar e liderou as paradas por semanas, foi em parte uma homenagem ao seu pai, que havia sido um entusiasmado corredor amador. Mas Vangelis minimizava a popularidade que ela recebeu e dizia que era “só mais uma música”.

Além de “Carruagens de fogo”, ele escreveu a música de vários filmes, como “Missing – o Desaparecido”, dirigido pelo seu compatriota Costa-Gravas, e para o thriller futurista de Ridley Scott, “Blade Runner”.

Sinônimo de corrida

O tema instrumental eletrônico de Vangelis para “Carruagens de fogo” tinha o nome inicial de “Titles”, por tocar durante os títulos dos créditos inicial do filme. Quando ele começou a subir nas paradas, passou a ser identificado como “Chariots of fire”, mesmo nome do filme em inglês.

Logo nas Olimpíadas seguintes, de 1984, em Los Angeles, a música virou tema da transmissão olímpica da BBC, assim como em 1988, em Seul. Diversas outras emissoras começaram a fazer o mesmo em reportagens e transmissões de corridas.

Os próprios eventos também começaram a usar a música. As Olimpíadas de Atlanta, em 1996, usaram de forma marcante na final masculina da prova dos 100 metros rasos.

Ela também foi usada para receber os atletas no Parque Olímpico de Londres, em 2012, e foi alvo de uma piada na cerimônia de abertura, em que o Mr. Bean, personagem de Rowan Atkinson, tentava tocar a música.

No Brasil, o evento esportivo que usa o tema de “Carruagem de fogo” de forma mais marcante, na chegada dos corredores, é a Corrida de São Silvestre.

Fora da seara esportiva, “Chariots of fire” apreceu em outro momento histórico: na apresentação por Steve Jobs do primeiro Macintosh desenvolvido pela Apple, em 1984.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Nasa investiga problema misterioso na sonda Voyager 1, lançada em 1977
No casamento de Lula e Janja, celulares foram vetados, menos do cardiologista
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde