Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 25 de setembro de 2025
A partida entre Grêmio e Botafogo, realizada na noite de quarta-feira (24) na Arena, em Porto Alegre, terminou empatada em 1 a 1, mas foi marcada por uma grande polêmica nos minutos finais.
O lance decisivo aconteceu aos 42 minutos do segundo tempo, quando o VAR recomendou a marcação de um pênalti a favor do time gaúcho, que perdia por 1 a 0. Tiago Volpi converteu a cobrança e garantiu o empate para o Grêmio, ficando atrás apenas do Braithwaite na artilharia gremista no Brasileirão, o dinamarquês tem 6 gols no Campeonato, 4 a mais que o goleiro.
O lance envolveu o jogador Matheus Martins, do Botafogo, que estava compondo a barreira dentro da área. Ao saltar, ele girou o corpo e, segundo o árbitro de vídeo Ilbert Estevam da Silva, acabou tocando a bola com o braço esquerdo, que estaria em posição aberta. “Eu vejo um atleta que salta, e com o braço esquerdo ele faz uma ação de bloqueio, mudando a trajetória da bola”, afirmou Ilbert Estevam durante a revisão.
O árbitro de campo, Lucas Paulo Torezin, inicialmente não marcou a infração, mas após analisar as imagens, concordou com o VAR. “A bola já tinha passado do ombro dele, toca na mão. Tiro penal, sem cartão amarelo, sem intenção”, declarou Torezin.
A decisão gerou forte reação do Botafogo. O diretor do clube, Léo Coelho, classificou o episódio como “uma vergonha” e pediu punição ao árbitro. “A imagem é inconclusiva, no mínimo. A mão não ocorreu. Espero que ele seja punido com o devido rigor para que isso não aconteça com nenhuma outra equipe”, disse Coelho em entrevista após o jogo.
Com o empate em casa, o Grêmio ganha mais um ponto e chega a 29 pontos, ficando a 7 pontos do Vitória, o primeiro time da zona de rebaixamento que tem 22 pontos.