Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 21 de novembro de 2025
Programada para acontecer deste sábado (22) até o dia 30 de novembro, em São Paulo, a 31ª edição do Salão do Automóvel promete movimentar o mercado brasileiro com uma série de novidades. Pelo menos 23 marcas do setor já confirmaram presença no evento e anunciaram a apresentação de variadas atrações. A lista inclui reestilizações, carros inéditos, novas versões e até um misterioso conceito.
A estratégia das montadoras foi preparar estreias de peso para impressionar o público e aproveitar todo o alcance e a visibilidade gerados nos dias de exposição. O Salão do Automóvel, vale ressaltar, é o maior evento automotivo da América Latina e retorna ao calendário após um hiato de sete anos. A organização estima que o número de visitantes pode beirar os 700 mil.
Veja uma lista de 10 dos principais carros que serão revelados no Brasil durante a mostra.
* BYD Song Pro reestilizado
Apresentado previamente durante o início das operações da fábrica de Camaçari (BA), o renovado Song Pro será um dos destaques da BYD no Salão do Automóvel. O facelift inclui frente redesenhada em linha com a filosofia Dragon Face, resultando em faróis afilados e interligados por barra horizontal cromada. Além disso, o modelo tem novo para-choque dianteiro, nova grelha inferior e entradas de ar revisadas.
* Caoa Changan Uni-T
A chinesa Chagan será a próxima marca parceira do grupo Caoa no Brasil. A estreia da aliança acontecerá no Salão do Automóvel e deverá contemplar a apresentação de pelo menos dois modelos. O primeiro deles será o SUV Uni-T, que chama atenção pelo visual arrojado e já roda em testes no país.
* Caoa Changan CS75
Além do Uni-T, a Changan apresentará ao público o CS75. Também de porte médio, porém ligeiramente maior, o modelo possui 4,77 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,69 m de altura e generosos 2,80 m de distância entre-eixos. Chegará por aqui em sua terceira geração, a mesma que está à venda no mercado internacional desde 2024.
* Caoa Chery Tiggo 9
A família de SUVs da Caoa Chery no Brasil ganhará importante reforço com a chegada do Tiggo 9. Apresentado na China em 2024, o modelo é o maior de toda gama e se destaca pelos 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,71 m de altura e 2,82 m de distância entre-eixos. As medidas garantem espaço interno amplo e capacidade para acomodar até sete passageiros em três fileiras de bancos.
* Caoa Chery Tiggo 5X
Ainda na família Tiggo, será destaque no Salão do Automóvel a estreia pública do novo Caoa Chery Tiggo 5X. Registrado recentemente no INPI, o SUV compacto reestilizado ganhará linhas inspiradas no irmão maior Tiggo 7 e enquadradas na mais recente identidade global da marca. Entre as novidades, destaque para faróis mais afilados, grade mais ampla e para-choque melhor integrado ao conjunto.
* Denza B5
Com quase 5 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e entre-eixos de 2,80 m, o jipão B5 tem parentesco direto com a picape média BYD Shark. Usa a mesma plataforma de chassi com longarinas, bem como o conjunto híbrido plug-in DMO, composto por motor 1.5 turbo a gasolina associado a dois propulsores elétricos.
* Denza Z9 GT
A perua de luxo Z9 GT apareceu pela primeira vez no Brasil durante a celebração dos 50 anos da revista Vogue, na Estação das Artes, em São Paulo (SP), em setembro. Ao todo, mede 5,23 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e surpreendentes 3,13 m de distância entre-eixos. No design, os faróis pontiagudos se alinham ao formato ‘bicudo’ da dianteira e conferem estilo aerodinâmico e esportivo ao modelo.
* Fiat conceito
No estande da Fiat, a grande atração a ser revelada será um inédito carro-conceito. Ainda guardado guardada a sete chaves pela marca, o estudo vem sendo anunciado como “responsável por antecipar o design de toda a nova linha brasileira de carros da montadora”.
* Fiat 600e
Ainda na Fiat, está confirmada também a apresentação do SUV elétrico 600e. O modelo marcará presença na versão Abarth 600e Scorpionissima, que possui visual incrementado e preparação específica de fábrica. Sob o capô, destaque para o motor síncrono de 281 cv de potência e 35,2 kgfm de torque, que garante acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
* GAC GS3
A GAC apresentará no Salão do Automóvel seus próximos lançamentos para o Brasil. Um dos mais aguardados é o SUV compacto GS3, que chegará com posicionamento competitivo para ser o carro mais vendido da marca no Brasil. Ainda não há preços oficiais, mas é estimado que o catálogo tenha duas versões: uma de entrada, por volta de R$ 140 mil, e outra de topo perto de R$ 160 mil. (Com informações do portal Autoesporte)