Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de dezembro de 2022
Com cinco novidades na lista de indicadas para dezembro, a última seleção da Carteira Valor para 2022 se mostrou bem diversa. O setor financeiro se manteve na liderança, mas perdeu participação em relação à seleção de novembro. As ações de empresas ligadas ao consumo, que também tiveram forte presença no mês passado, deram lugar a representantes dos setores farmacêutico, de tecnologia e até de energia.
O mês de novembro foi conturbado na bolsa. O início foi marcado por um otimismo (especialmente por parte dos estrangeiros) em relação ao governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Depois disso, no entanto, indicações de um mandato pouco responsável do ponto de vista fiscal trouxeram incertezas e puniram os ativos de risco. Na reta final, no entanto, o clima foi de menos nervosismo entre os investidores. Ainda assim, as apostas para a Carteira Valor se mantiveram em campos mais seguros e menos dependentes do cenário político.
A mineradora Vale reaparece na seleção de dezembro, mas dessa vez voltando à liderança das indicações, apontada por nove casas. Além dela, o setor de commodities conta também com a participação da Petrorio, que teve três indicações e foi uma das novidades para a carteira de dezembro.
O setor financeiro, por sua vez, segue forte e no topo da seleção. Bradesco e Itaú voltam à lista na segunda e terceira posição, com sete e cinco indicações, respectivamente. A B3, que também estava na seleção de novembro, voltou à lista, apontada por três casas. O BTG Pactual e a Itaúsa (holding do banco Itaú), que faziam parte da lista em novembro, deixaram a seleção na passagem do mês.
Entre as novidades para dezembro, estão a farmacêutica Hypera e a empresa de softwares Totvs, com quatro indicações cada uma, além da fabricante de motores e equipamentos WEG e a empresa de energia elétrica Cemig.
Quem completa a seleção de dezembro é o atacarejo Assaí, que se manteve na lista na passagem do mês.
Ibovespa em alta
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechou em alta nesta sexta-feira (2), apesar de um cenário externo desfavorável, com dados de emprego nos Estados Unidos indicando uma possível continuidade no aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central do país).
O dia também foi marcado por expectativas sobre a PEC da Transição. Nesta sexta, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva mostrou resistência a reduzir o montante de gastos extrateto embutido na proposta e se esquivou de perguntas sobre quem será seu ministro da Fazenda.
O Ibovespa subiu 0,90%, a 111.924 pontos. No dia anterior, o indicador fechou em baixa de 1,39%, a 110.925 pontos. Com o resultado desta sexta, a bolsa encerrou a semana com alta de 2,70%. No ano, o avanço acumulado é de 6,77%.