Sábado, 22 de Março de 2025

Home Esporte Velejador mirim de Porto Alegre é campeão em torneio nacional de estreantes

Compartilhe esta notícia:

Localizado junto à orla do Guaíba na Zona Sul de Porto Alegre, o Clube dos Jangadeiros registrou mais uma conquista esportiva protagonizada por atleta da instituição. O protagonista é velejador gaúcho Francisco Rosito, campeão mirim e terceiro na classificação geral da 17ª Copa Brasil de Estreantes na classe “optimist”, voltada a novatos na faixa de 7 a 15 anos.

Para quem não está familiarizado ao vocabulário de competições náuticas, a “optimist” é uma uma categoria de introdução. O barco tem 2,34 metros e manejo comparativamente mais fácil, além de oferecer maior segurança à gurizada, inclusive por impedir velocidades elevadas. Já o status de “estreante” é aplicado a quem tem menos de um ano de experiência na modalidade.

A competição foi realizada no Iate Clube de Brasília, às margens do lago Paranoá, com 81 inscritos de todo o País. Além de Rosito, outros quatro integrantes do Jangadeiros disputaram as provas. Confira, a seguir, os desempenhos individuais da turma:

– Francisco Rosito: 3º lugar geral e 1º lugar mirim masculino.

– Roberta Horn: 61º lugar geral e 10º lugar mirim feminino.

– Rodrigo Cerqueira: 65º lugar geral e 13º lugar mirim masculino.

– Manuela Hoftstatter: 69º lugar geral e 12º lugar mirim feminino.

– João Pedro Ulfezer: 79º lugar geral e 21º lugar mirim masculino.

 

Tradição

Fundado em 7 de dezembro de 1941, o Clube dos Jangadeiros foi idealizado por Leopoldo Geyer (1892-1944), que liderou um pequeno grupo de apreciadores da vela que residiam na Zona Sul da capital gaúcha e que se ressentiam da falta de um clube dedicado ao esporte na região.

Em novembro daquele ano, Leopoldo adquiriu a chácara onde está situada a sede do continente e, em seguida, saiu à procura de sócios para a criação de um clube náutico. No início do mês seguinte, o plano acabou se concretizando, já com 98 sócios-fundadores.

Em mais de 78 anos de atuação, o Jangadeiros conquistou diversos campeonatos nacionais, sulamericanos e mundiais – além da participação de atletas ligados à agremiação em sete Olimpíadas.

Além disso, organizou e sediou campeonatos de vela em nível nacional, sulamericano a mundial (quatro edições), consolidando a sua reputação no circuito mundial do iatismo.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Folclorista gaúcho Paixão Côrtes será homenageado com mural artístico na Zona Norte de Porto Alegre
CBF encontra cenário desafiador na busca por treinador estrangeiro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias