Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

Home Mundo Vencedor do prêmio Nobel da Paz é condenado à prisão em Bangladesh

Compartilhe esta notícia:

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus foi condenado a seis meses de prisão por violar a legislação trabalhista. Um tribunal em Bangladesh o condenou nesta segunda-feira (1º).

Yunus, de 83 anos, e seu Banco Grameen ganharam o Prêmio Nobel da Paz em 2006 por seu trabalho de retirar milhões de pessoas da pobreza ao conceder pequenos empréstimos de menos de US$ 100 à população pobre rural de Bangladesh, pioneiro de um movimento global agora conhecido como microcrédito.

A primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, contudo, o acusou de “sugar o sangue dos pobres”. Seus apoiadores afirmam que o governo está tentando desacreditá-lo porque ele já considerou criar um partido político para rivalizar com a Liga Awami, de Hasina.

O Nobel da Paz, um economista, e três funcionários da Grameen Telecom, empresa que ele fundou, foram condenados por não terem criado um fundo de assistência social para os seus funcionários.

“Este veredito contra mim é contrário a todos os precedentes legais e à lógica. Faço um apelo ao povo de Bangladesh para se manifestar em uma só voz contra a injustiça e a favor da democracia e dos direitos humanos para cada um de nossos cidadãos”, disse ele em um comunicado.

“O tribunal concedeu fiança a eles, dando-lhes um mês para apresentar um recurso contra o veredito do tribunal”, disse Khurshid Alam Khan, da promotoria.

Abdullah Al Mamun, advogado de Yunus, afirmou que os acusados recorrerão da decisão, descrevendo o caso como politicamente motivado e com o objetivo de intimidar Yunus. Yunus enfrenta mais de 100 outras acusações por violações da lei trabalhista e suposta corrupção.

Grupos de direitos humanos acusaram o governo de Hasina de visar a dissidência política. Hasina busca um quinto mandato — e seu quarto consecutivo — nas eleições de 7 de janeiro, da qual o principal partido de oposição tem boicotado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Unidade móvel de saúde atende moradores de três bairros esta semana em Porto Alegre
Réveillon do Rio de Janeiro gera recorde de lixo nas praias
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias