Segunda-feira, 23 de Maio de 2022

Home Economia Vendas de vinhos no Brasil mantêm ritmo forte

Compartilhe esta notícia:

Depois do ano de maior sucesso da história, as vendas de vinhos no Brasil registraram uma leve queda de 2% em 2021. Foram 489,4 milhões de litros comercializados no período, segundo dados da Ideal Consulting divulgados pelo site G1.

Produtores comemoram a notícia, pois as vendas seguem acima dos patamares pré-pandemia – alta de 27,4% em relação a 2019. O mercado nacional de vinhos teve expansão considerável desde a chegada do coronavírus ao País.

O fechamento de bares e restaurantes deu tração ao vinho como opção para os momentos de lazer em casa. Resultado disso é que, em 2020, as vendas de vinhos bateram recorde e acumularam alta de 31%, segundo os dados da Ideal. Ao todo, foram 501,1 milhões de litros comercializados naquele ano.

Além das vendas, o consumo de vinho no País subiu 18% em 2020, de acordo com a medição da Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Foram 430 milhões de litros, elevando a média per capita do brasileiro para 2,6 litros de vinho no ano. Os dados de 2021 ainda não foram consolidados.

No ano passado, na medição da Ideal, o destaque absoluto ficou com as vendas de vinhos finos brasileiros, que tiveram alta de 23% no ano passado. Em dois anos, a participação dos vinhos finos brasileiros no mercado dobrou, para 8%. Mas ainda perde por muito para os importados (34%) e para os vinhos de mesa, de menor qualidade e que ocupam a maior fatia do mercado: 58%. Os nacionais de mesa tiveram redução de 11% nas vendas, o que puxou para baixo o resultado anual.

Houve um bom resultado também para os espumantes, que tiveram alta de 35% nas vendas em 2021. A observação a ser feita é que eventos e celebrações foram completamente paralisados em 2020, o que havia prejudicado as vendas da categoria. De base de comparação mais baixa, o crescimento percentual foi maior.

Os números da Ideal englobam as vendas de vinícolas para supermercados, lojas e restaurantes, somando importações. Captam, portanto, a formação de estoque e não a venda na ponta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Governo federal desiste de criar fundo para estabilizar os preços dos combustíveis
Bolsonaro diz que, se Lula for eleito presidente, vai “voltar para nunca mais sair” do poder
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa