Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Home em foco Vereadores discutem projeto que reduz velocidade máxima em grandes avenidas de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre começou a debater um projeto de lei que reduz para 50 quilômetros por hora a velocidade máxima permitida para veículos leves nas grandes avenidas da Capital.

A proposta, de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PV), também diminui para 40 quilômetros por hora o limite de velocidade para ônibus e caminhões nessas vias. Atualmente, a velocidade máxima permitida nas vias arteriais da cidade é de 60 quilômetros por para qualquer tipo de veículo.

Conforme o projeto, nas imediações de estabelecimentos educacionais, médicos, hospitalares e geriátricos, a velocidade máxima permitida deverá ser ainda menor, tendo como base estudos de engenharia de tráfego.

“A redução da velocidade máxima permitida em avenidas da Capital, como a avenida Assis Brasil e a avenida Bento Gonçalves, diminuiria os riscos de acidentes envolvendo carros e pedestres ou carros e ciclistas. Estatística divulgada pelo Observatório de Segurança Viária da Espanha mostra que, se um carro trafega a 30 quilômetros por hora, 30% dos atropelados saem ilesos, 5% morrem e 65% ficam feridos. Se o carro trafega a 50 quilômetros por hora, somente 5% saem ilesos, 45% morrem e 55% ficam feridos. Se o carro trafega a 65 quilômetros por hora, ninguém sai ileso, 85% morrem e 15% ficam feridos”, justificou o autor da proposta, que já causa polêmica entres os motoristas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Erasmo Carlos recebe alta e brinca: “Depois de me matarem, ressuscitei no Dia de Finados”
Matrículas na rede estadual de ensino podem ser feitas a partir de segunda-feira no Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa