Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 11 de fevereiro de 2026
A pré-temporada da Fórmula 1 2026 começou com Max Verstappen liderando a manhã de testes coletivos desta quarta-feira (11), no Bahrein. O neerlandês focou principalmente em adquirir quilometragem com o RB22, agora equipado com motor de fabricação própria, e fez o melhor giro em 1min35s433. Oscar Piastri conduziu o programa da McLaren na primeira parte e ficou em segundo, a 0s169 da marca de Max. George Russell, com a Mercedes ainda às voltas com a polêmica dos motores, terminou na terceira posição, a 0s6 de Verstappen.
Depois de atividades privadas em Barcelona, as equipes aproveitaram a primeira bateria de testes em Sakhir para experimentar as primeiras modificações nos carros, a começar pela Audi, a que mais radicalizou e resolveu levar um sidepod vertical. Houve, contudo, novidades também na Aston Martin, com uma asa dianteira modificada, trazendo uma aleta também na parte superior, formando uma espécie de C na ponta.
Na prática, no entanto, todo o trabalho que será visto ao longo dos próximos três dias é principalmente focado na confiabilidade, portanto o número de voltas completadas conta muito mais do que o tempo em si, sobretudo quando são feitas sem nenhum problema. A Alpine, por exemplo, não passou ilesa, uma vez que Franco Colapinto surgiu parado ainda no começo da atividade, causando a única bandeira vermelha da manhã.
O ritmo em long run também é outro ponto importante de se notar, e a Red Bull tratou de colocar Verstappen para trabalhar bastante. Ele só ficou atrás de Arvid Lindblad e Carlos Sainz em quilometragem. O neerlandês também conseguiu um stint consistente de pneus médios em 1min37s alto, 1min38s baixo no terço final da primeira parte da sessão.
Dos 11 que rodaram, portanto, a classificação da manhã ficou da seguinte forma: Verstappen, Piastri, Russell, Lewis Hamilton, Esteban Ocon, Lindblad, Sainz, Gabriel Bortoleto, Valtteri Bottas, Lance Stroll e Colapinto.
A Fórmula 1 retorna a partir das 9h (de Brasília, GMT-3), para a segunda parte do dia 1 de testes coletivos no Bahrein. As atividades desta primeira bateria vão até sexta-feira (13). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura IN LOCO com o repórter Leonid Kliuev.