Domingo, 18 de Maio de 2025

Home Últimas Vice-presidente Geraldo Alckmin entrega ao papa convite para COP30

Compartilhe esta notícia:

O vice-presidente Geraldo Alckmin entregou ao papa Leão XIV o convite do presidente Lula para que o pontífice participe da COP 30, que acontece em novembro, em Belém. O político representou o Brasil na missa inaugural do pontificado, neste domingo (18), no Vaticano.

O evento contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com quem Leão XIV terá um encontro privado ainda neste domingo.

O anúncio do encontro, que não teve horário divulgado pelo Vaticano, ocorreu instantes após o papa mencionar a guerra na Ucrânia na parte final da missa. O pontífice chamou o país de “martirizado” e fez um apelo por uma “paz justa e duradoura”.

Primeira missa

A celebração na Basílica e na Praça de São Pedro durou cerca de duas horas, entre 10h e 12h, no horário local – entre 5h e 7h, no horário de Brasília.

Na primeira missa com aparição pública, o papa Leão XIV pediu amor e união à humanidade, e condenou o sistema econômico que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres. Ele também pediu por uma Igreja Católica unida.

“Irmãos e irmãs, gostaria que fosse esse o nosso primeiro grande desejo: uma igreja unida, sinal de unidade e comunhão, que se torne fermento para um mundo reconciliado. No nosso tempo, ainda vemos demasiada discórdia, demasiadas feridas causadas pelo ódio, pela violência, preconceitos, pelo medo do diferente, por um paradigma econômico que explora os recursos da terra e marginaliza os mais pobres. E nós queremos ser, dentro dessa massa, um pequeno fermento de unidade, de comunhão e de fraternidade.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Últimas

Navio da Marinha do México bate na ponte do Brooklyn, em Nova York, e deixa dois mortos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias