Terça-feira, 21 de Outubro de 2025

Home Porto Alegre Visitação pública celebra neste sábado o aniversário de 104 anos do Palácio Piratini, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Neste sábado (17) em que se comemoram os 104 anos de inauguração do Palácio Piratini, em Porto Alegre, o edifício-sede do governo do Rio Grande do Sul terá mais uma vez as suas portas abertas à visitação pública, das 9h às 17h. O programa – gratuito e sem necessidade de agendamento – inclui o passeio pela Ala Governamental, dentre outros atrativos.

A circulação será livre pelos salões Alberto Pasqualini e Negrinho do Pastoreio, vestíbulos e antessala do gabinete do governador. Todo o percurso é repleto de elementos arquitetônicos de reconhecido valor histórico e artístico e objetos do acervo, tais como bustos de personalidades políticas do Estado, móveis antigos e mais de 20 murais do pintor Aldo Locatelli.

Outra atração que costuma agradar são os automóveis modelo Stutz Car e Ford T, este último em estilo “calhembeque”. Embora a atividade não conte com mediadores, uma equipe de guias estará disponível para tirar dúvidas por parte dos visitantes.

Sobre o Palácio Piratini

Sede do poder Executivo e residência oficial do governador, o Palácio Piratini teve sua construção iniciada em 1909, durante o governo de Carlos Barbosa. O projeto é do arquiteto francês Maurice Gras. Durante as obras, uma série de imprevistos, como a eclosão da 1ª Guerra Mundial (1914-1918), acabaram atrasando a conclusão dos trabalhos, que se estenderam ao longo dos anos seguintes.

Quando o então governador Antônio Augusto Borges de Medeiros (1863-1961) passou a ocupar o prédio como sede administrativa, a parte térrea da Ala Governamental estava concluída, mas ainda faltavam acabamentos nos pisos superiores, na Ala Residencial e nos jardins. A parte da residência só foi inaugurada sete anos depois, em 1928, sendo o primeiro morador oficial o então governador Getúlio Vargas (1882-1954), que dois anos depois se tornaria presidente da República.

O nome “Palácio Piratini” foi adotado somente em 1955, a partir de um decreto do governador Ildo Meneghetti. A denominação, sugerida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), foi uma homenagem à cidade de Piratini, considerada a primeira capital da República Rio-grandense.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Prefeitura de Porto Alegre decreta emergência em saúde pública devido ao aumento de casos respiratórios graves
Sine de Porto Alegre disponibiliza 10 vagas de emprego para pessoas com deficiência nesta segunda
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias