Sábado, 04 de Abril de 2026

Home Rio Grande do Sul Vítima de acidente fez vídeo de dentro de avião pouco antes da queda

Compartilhe esta notícia:

Pouco antes do acidente aéreo, que deixou quatro mortos em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, uma das vítimas, Renan Saes, publicou um vídeo, em suas redes sociais, com imagens da vista da janela de um avião. Não há confirmação se trata-se da mesma aeronave, mas a mídia foi publicada momentos antes da queda, que ocorreu às 10h38 desta sexta. O vídeo mostra uma serra com moinhos de energia eólica no topo, e também flagra o painel de piloto da aeronave. Na publicação, Saes marcou a página da Peluzzi Aviation, sua empresa de venda e aluguel de aviões.

O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de quatro pessoas após o acidente: Além de Renan Saes, morreram os dois passageiros, casal de empresários Déborah Belanda Ortolani e Luis Antonio Ortolani, e o piloto Nelio Pessanha. A fatalidade aconteceu logo após a decolagem do aeroporto municipal da cidade. O avião caiu a apenas cerca de uma quadra de distância, na Avenida Valdomiro Cândido dos Reis, em um restaurante. O acidente mobilizou todas as forças de segurança do Rio Grande do Sul, e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea, vai investigar as causas.

De acordo com comunicado do Corpo de Bombeiros, “Conforme informações preliminares, a aeronave estaria voando em baixa altitude, momento em que passou a perder altura e veio a cair”. O órgão também explicou que o avião veio de São Paulo, parou em Criciúma (SC) para abastecer, e chegou em Capão da Canoa para buscar o casal, antes de retornar a São Paulo.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul afirmou que, segundo os documentos do plano de voo, o avião seguiria para o aeroporto de Itápolis (SP), o mais próximo de Ibitinga, cidade onde ocorre a Feira de Ibitinga, que seria o destino de Luis e Deborah Ortelani. Segundo informações de jornais locais, eles seriam sócios da feira, um dos principais eventos do setor têxtil do país.

Henri Bigatti, engenheiro e ex-gerente da ANAC de Aeronavegabilidade Continuada, explicou que acidentes que acontecem logo após a decolagem têm tendência estatística de serem causados por problemas no motor do avião, e que isso deve ser o foco inicial da investigação. O avião, um monomotor, saiu do Aeródromo de Capão da Canoa, onde a pista é pequena, diz o especialista, mas que isso não deveria ser um problema.

“Na decolagem o avião usa muito o motor e qualquer falha pode ser crítica. Era uma aeronave que, nas condições normais, decola nessa pista sem problema algum, por isso é preciso investigar bem o que falhou”, afirmou Bigatti, que acrescenta a hipótese de colisões com aves.

De acordo com informações iniciais, o acidente envolveu uma aeronave monomotor, modelo Piper JetPROP DLX, de prefixo PS-RBK. Um avião “moderno”, segundo Bigatti. Um vídeo de câmera de segurança registrou o momento da queda. As imagens captadas por câmeras de segurança mostram o momento que o avião colide com uma casa, uma loja e um restaurante, que estava fechado, em uma área residencial de Capão da Canoa. Outros vídeos feitos por moradores mostram fumaça e fogo após a queda da aeronave. Os moradores vizinhos foram retirados por conta do risco de explosões e, até o momento, não foram registrados feridos em relação, informou a Defesa Civil.

O fornecimento de energia foi suspenso pela concessionária por conta da presença de postes quebrados e fios caídos no entorno do local do acidente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Empresários mortos em acidente no Litoral gaúcho viajavam para feira em São Paulo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News