Sábado, 09 de Agosto de 2025

Home Variedades Você sabia? A alimentação pode influenciar diretamente no sono

Compartilhe esta notícia:

A nutricionista da Puravida, Carla Fiorillo, explica como  a alimentação afeta o sono e, também, dá dicas de alguns alimentos e suplementos que podem ajudar a dormir melhor.

Praticar exercícios físicos com regularidade e evitar o consumo de bebidas alcoólicas à noite já influencia a qualidade e a quantidade do sono. No entanto, um fator ainda pouco explorado é a influência da alimentação nesse ciclo. Diversos estudos já comprovaram essa ligação e, inclusive, apontaram que a ingestão de macro e micronutrientes dietéticos tem impacto direto no sono.

O Papel do Triptofano e da Melatonina

Segundo a nutricionista e Coordenadora de Conteúdo do Professional HUB da Puravida, Carla Fiorillo, dietas ricas em triptofano, presentes em alimentos como ovos, peixes e nozes, podem melhorar significativamente a regulação do sono. “O nosso corpo não consegue produzir esse aminoácido sozinho e precisa obtê-lo por meio da alimentação. Ele atua como precursor da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e, principalmente, o sono. O corpo converte a serotonina em melatonina, o hormônio que controla o ciclo sono-vigília”, explica.

A especialista ressalta que há também os alimentos que contêm diretamente melatonina. Eles ajudam a regular o ritmo circadiano, a promover uma sensação de sonolência e a contribuir para um sono mais profundo e reparador. Dentre eles, ela lista: abacaxi, kiwi, aveia, cogumelos e carnes (como salmão, frango, carne de porco e de boi). Já alimentos ricos em magnésio (como espinafre, banana, abacate e sementes) desempenham um papel essencial no relaxamento muscular e na redução da ansiedade. Assim, contribuindo para noites mais estáveis e de qualidade.

O Apoio da Suplementação

Além da alimentação equilibrada, Carla conta que a suplementação pode ser uma aliada importante para quem busca mais equilíbrio em momentos de estresse, rotina intensa ou quando há dificuldade para relaxar. “Por exemplo, o Blue Calm, da Puravida, é formulado com magnésio, taurina, triptofano e extratos botânicos que fazem parte do Blue Calm Blend®. Uma combinação de ingredientes reconhecidos por suas propriedades calmantes e relaxantes. Pode ser uma boa opção para consumir à noite, como parte de um ritual de desaceleração”.

Para quem deseja reforçar ainda mais esse cuidado, suplementar com pequenas doses de melatonina idêntica à produzida dentro do corpo pode ser o caminho que facilita o estabelecimento do sono e seus benefícios — especialmente em fases de desequilíbrio, rotina intensa ou dificuldade para dormir. A versão líquida e sublingual da Puravida é prática, tem rápida absorção e sabor suave de maracujá, ideal para integrar o ritual noturno de desaceleração e apoiar noites mais profundas e restauradoras.

“Com essa abordagem nutricional, é possível reforçar a produção hormonal natural do sono e garantir uma noite mais profunda e contínua, promovendo mais disposição e equilíbrio no dia a dia”, conclui Carla.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Jennifer Lopez é barrada por segurança ao tentar entrar em loja de grife na Turquia
Médica conta como foram os últimos minutos de vida de Preta Gil na ambulância: “Não dou conta”, teria dito a cantora
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias