Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025

Home Notícias Voo da FAB chega ao Brasil com afetados pelo terremoto na Turquia e na Síria

Compartilhe esta notícia:

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou na madrugada deste domingo (12) no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, trazendo da Turquia brasileiros e pessoas de outros quatro países.

Nove brasileiros, três sírios, dois turcos, um egípcio e dois colombianos deixaram Ancara, capital turca, na tarde de sábado (11), após os terremotos que devastaram cidades do país no início da última semana.

Os repatriados desembarcaram na capital fluminense e seguirão para as cidades de sua preferência com passagens compradas pelo Itamaraty.

As pessoas que embarcaram rumo ao Brasil representam casos considerados vulneráveis e precários pela embaixada brasileira na Turquia: mulheres, crianças, pessoas doentes, crianças em idade escolar.

“Tem outros? Tem, mas algumas pessoas não puderam sair porque não têm acesso, outras pessoas não quiseram e outras pessoas estão em dúvida porque têm família aqui [na Turquia]. Saio ou fico aqui ajudando? É uma situação muito difícil”, conta a conselheira diplomata Fabiana Arazini, que coordena o grupo de assistência brasileira.

O governo brasileiro em Ancara avalia agora como ajudar quem ficou em uma eventual volta ao Brasil.

A FAB retornará ao país em duas semanas para buscar os bombeiros que foram enviados para auxiliar nas buscas e resgate e prestar amparo às vítimas. Essa é uma possível oportunidade de retorno.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Com o tamanho de um carro, objeto que sobrevoava o Alasca é abatido pelos Estados Unidos
Juízes e servidores resistem à volta do trabalho presencial
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde