Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 3 de fevereiro de 2026

O XIII Fórum Econômico Gaúcho será realizado na quinta-feira (5), no Salão de Eventos da Sociedade Amigos Balneário Atlântida (SABA), em Xangri-Lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul (RS). A solenidade reúne autoridades, empresários e especialistas, com o intuito de debater a respeito do futuro do estado. Com o tema “Construindo caminhos para o desenvolvimento”, o evento se estabelece como um dos principais espaços de reflexão estratégica sobre economia, inovação, infraestrutura, tecnologia e outros assuntos, igualmente relevantes para a sociedade.
Entre os temas em destaque está o avanço da aviação e da conectividade aérea, reconhecidos como vetores fundamentais para o crescimento econômico e social do RS. Segundo o CEO da Aeromot, Guilherme Cunha, o qual participa do quadro de palestrantes da cerimônia, a área da aeronáutica possui papel central nas discussões sobre o desenvolvimento financeiro.
Ao discorrer sobre o AeroCITI, complexo aeronáutico ainda em elaboração pela Aeromot, ele explica que a proposta vai além de um empreendimento individual. “Nosso projeto é realmente trazer um desenvolvimento não só social, como também econômico, que envolve infraestrutura aeroportuária, hub de inovação, formação de talentos, tecnologias na área de descarbonização e, principalmente, uma nova infraestrutura aeroportuária para o estado”, diz.
O especialista também relembra os impactos sofridos pelo Rio Grande do Sul em razão das enchentes registradas nos últimos anos, que evidenciaram a fragilidade de dependência de um único grande aeroporto. “A gente ficou desconectado com o Salgado Filho. Isso foi uma perda gigantesca em termos de desenvolvimento econômico, turístico e industrial. Então, a gente precisa, sim, ter sempre um backup”, destacou o CEO.
Para o executivo, a diversificação econômica é uma das grandes fortalezas do estado. Agronegócio, indústria, turismo, inovação e serviços convivem em um mesmo território, o que torna o Rio Grande do Sul um dos estados mais completos do país. “O estado é muito miscigenado em termos de capacidade e a gente tem que explorar isso no sentido industrial e no sentido de turismo, baseado em todas as fortalezas. O nosso PIB [Produto Interno Bruto] é um dos mais importantes do Brasil em relação à diversificação. Isso tem que ser explorado”, afirma.
O evento, organizado pela Rede Pampa, é gratuito. As inscrições estão disponíveis até o dia 4 de fevereiro por meio do site oficial do fórum.
As vagas para participação presencial são limitadas. Quem não puder comparecer presencialmente terá a oportunidade de acompanhar a transmissão ao vivo através do YouTube da TV Pampa ou pelo Facebook da Rádio Liberdade.
Voltar Todas de FÓRUM ECONÔMICO GAÚCHO