Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 20 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados lançou oficialmente a Campanha Nacional de Enfrentamento ao Capacitismo, que contará com a participação da apresentadora Xuxa e do influenciador e ativista da inclusão Ivan Baron.
Com o mote “Xô, Capacitismo”, a iniciativa marca o início de uma ampla mobilização nacional para conscientizar a população sobre o preconceito, a discriminação e a exclusão enfrentados diariamente por pessoas com deficiência.
O capacitismo se manifesta em diversas formas, desde expressões e piadas preconceituosas até a negação de acessibilidade, oportunidades de estudo, trabalho e participação social. A campanha é suprapartidária e tem como foco dialogar especialmente com quem nunca conviveu de perto com pessoas com deficiência, promovendo empatia, mudança de comportamento e a compreensão de que inclusão não é favor, mas um direito garantido por lei.
“Queremos alcançar pessoas que nunca conviveram de perto com uma pessoa com deficiência e mostrar a elas que o capacitismo existe, dói e precisa ser enfrentado. Capacitismo é preconceito. E preconceito se combate com amor, educação e respeito”, afirma o presidente da CPD, deputado Duarte Júnior, idealizador da campanha.
Para Ivan Baron, conhecido como o “influenciador da inclusão” e referência no debate público sobre acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência, a união entre vozes populares e políticas é um passo essencial para transformar mentalidades.
“O capacitismo não pode mais ser naturalizado. Estar ao lado de uma figura pública do tamanho de Xuxa nessa campanha significa levar a mensagem do combate a esse preconceito e também da inclusão a milhões de lares brasileiros. É hora de mostrar que pessoas com deficiência não precisam de piedade, e sim de direitos respeitados”, destacou Baron.
A campanha terá ações nas redes sociais, materiais educativos, debates e atividades em diferentes estados, ampliando o alcance da pauta e estimulando a sociedade a repensar atitudes e promover um Brasil mais justo e inclusivo.
No Ar: Pampa Na Tarde