Domingo, 28 de Abril de 2024

Home Viagem e Turismo 123 Milhas agora faz demissões em massa

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Diversos funcionários da 123 Milhas foram demitidos em mais um capítulo da crise que a empresa de viagens enfrenta. Os profissionais recorreram ao LinkedIn para relatar que foram pegos “de surpresa” com a decisão da companhia, que fica baseada em Belo Horizonte (MG).

Uma profissional da área de projetos relatou na rede social que a 123 Milhas optou por uma demissão geral. Em nota, a empresa confirmou que passa por uma reestruturação interna “para se adequar ao novo contexto dela no mercado”.

“Readequação”

Diz o comunicado: “Essa difícil decisão faz parte das medidas para mitigar os efeitos da forte diminuição das vendas. A empresa está trabalhando para, progressivamente, estabilizar sua condição financeira”.

Não está claro qual será o tratamento dado pela 123 Milhas aos os funcionários demitidos, como programa de recolocação profissional e extensão do plano de saúde.

Vouchers

A 123 Milhas escancarou uma crise no segmento de passagens e viagens a preços promocionais, nas quais o consumidor não sabe exatamente quando irá viajar. A empresa suspendeu a comercialização da tarifa “promo” e cancelou todos os trajetos cujos bilhetes aéreos ainda não tinham sido emitidos.

Os clientes estão revoltados com a irresponsabilidade da empresa e com a oferta de vouchers na mecânica do reembolso. Conforme noticiamos, o Procon-SP é apenas um de diversos órgãos de defesa do consumidor que questionam a prática. Existe consenso entre especialistas de que os consumidores afetados devem ter a opção de receber os valores em dinheiro, e não apenas em vouchers da própria plataforma.

Por conta de toda essa problemática, aumentaram as buscas sobre como cancelar uma passagem na 123 Milhas. A demanda mais do que dobrou desde a suspensão da tarifa “promo”, de acordo com o Google Trends.

Bloqueio

O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) pediu à Justiça o bloqueio de R$ 20 milhões da 123 Milhas e de seus sócios. Segundo o MP, a medida visa a “futura indenização aos consumidores que se habilitarem na ação”.

A ação pede ainda a condenação da empresa ao pagamento de danos morais coletivos em R$ 10 milhões, além de danos individuais para clientes lesados.

Além disso, também foi requerida tutela antecipada para que a 123milhas seja proibida de realizar “promoções flexíveis”, sem data de embarque definida. Segundo a procuradoria, a medida busca evitar novos danos e novas vítimas.

Se ação for deferida, a empresa também será obrigada a assumir débitos mensais nas contas de cartão de crédito parcelados pelos consumidores que se habilitarem, para evitar possível dano futuro.

Caso a empresa não cumpra a ordem, a multa pode chegar a R$ 10 mil por dia.

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