Domingo, 08 de Setembro de 2024

Home Porto Alegre 26 escolas em Porto Alegre já retomaram as atividades

Compartilhe esta notícia:

Nessa segunda-feira (20), 26 escolas próprias e cem conveniadas da rede municipal de ensino retomaram suas atividades. As instituições atendem cerca de 40% dos estudantes da Capital. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) determinou o reinício das aulas em todas as unidades que não foram atingidas diretamente pelas cheias e que contam com abastecimento de água e energia elétrica.

Ainda para esta semana está prevista a retomada de 28 escolas próprias e 30 conveniadas nesta terça-feira (21), e outras nove próprias e 20 conveniadas nesta quarta (22). Até sexta (24), 60% dos alunos da rede terão retornado às atividades escolares.

“Lugar de criança é na escola. A pandemia nos deixou essa lição. Não podemos manter os alunos fora da sala de aula por muito tempo. Por mais difícil que seja este momento, é uma alegria ver os estudantes retornando. A retomada é essencial para a aprendizagem, da mesma forma, para a volta ao cotidiano da cidade”, afirma o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa.

Calendário escolar

O Ministério de Educação flexibilizou o calendário escolar do Rio Grande do Sul e, neste primeiro momento, a orientação da Smed é de que as escolas realizem atividades lúdicas e recreativas, além de garantir o acolhimento e as refeições aos estudantes.

Será realizado o registro de presença dos alunos, justificando-se a ausência dos atingidos pela enchente. Da mesma forma, os servidores atingidos diretamente poderão atestar suas ausências.

Escolas atingidas

Praticamente todas as 99 escolas próprias e as 219 parceirizadas foram atingidas; 14 escolas próprias e 12 da rede conveniada estão total ou parcialmente alagadas, com registros de grande perda de infraestrutura; e outras 11 próprias e 53 conveniadas têm danos como destelhamentos parciais e infiltrações.

Além disso, três escolas próprias de Ensino Fundamental estão operando como abrigos: Aramy Silva (Camaquã), Elyseu Paglioli (Cristal) e Grande Oriente do Rio Grande do Sul (Rubem Berta).

Nova gestão

Adjunto da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Mauricio Cunha assumiu interinamente o comando da pasta após a saída de José Paulo da Rosa nessa segunda.

O ex-secretário irá liderar a reitoria da Feevale, em Novo Hamburgo. Cunha, por sua vez, é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e foi diretor-presidente da Carris até o ano passado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Vigilância ambiental atesta qualidade da água para consumo em Porto Alegre
Protesto com incêndio de ônibus em Porto Alegre foi motivado por assassinato de morador de condomínio popular
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News