Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 5 de dezembro de 2025
A deficiência de certos minerais, vitaminas e nutrientes pode causar diversos efeitos no corpo — desde dores nas articulações até dificuldades para dormir, afetando a função imunológica, o metabolismo e a saúde da pele. Muitas dessas condições estão diretamente relacionadas à falta de vitamina D, que desempenha um papel fundamental em vários processos do organismo.
As pessoas que não recebem vitamina D suficiente geralmente não a absorvem adequadamente dos alimentos, não se expõem o suficiente à luz solar, apresentam algum problema no fígado ou nos rins, ou utilizam medicamentos que impedem sua absorção pelo corpo. Segundo a clínica estadunidense Cleveland Clinic, a deficiência grave de vitamina D em crianças causa raquitismo e inclui sintomas como fraqueza muscular, pernas arqueadas, dores nas articulações e deformidades ósseas.
Em adultos, a falta de vitamina D pode causar fadiga, dores nos ossos, fraqueza muscular, dores ou cãibras musculares, alterações de humor e até depressão. De acordo com o centro médico, trata-se de “uma vitamina essencial que o corpo utiliza para o desenvolvimento e a manutenção normal dos ossos. Ela também influencia o sistema nervoso, o sistema musculoesquelético e o sistema imunológico”.
A vitamina D é especialmente necessária para que o corpo possa construir e manter tecidos saudáveis graças ao uso do cálcio e do fósforo. A redução de sua absorção pode causar hipocalcemia e hiperparatireoidismo secundário. Pessoas que suspeitam ter deficiência de vitamina D podem solicitar um exame ao seu profissional de saúde. Se o caso for grave, é provável que sejam encaminhadas a um especialista para descartar outras possíveis condições.
As pessoas podem conseguir vitamina D por meio de alimentos como peixes gordurosos — entre eles salmão, atum, sardinha e truta. Outros alimentos, como fígado bovino, cogumelos, gemas de ovo e óleo de fígado de bacalhau, também são ricos dessa vitamina.
Uma opção para incluí-la na dieta é por meio de alimentos fortificados, aos quais são adicionadas vitaminas e minerais para aumentar seu valor nutricional. O mais importante é verificar os rótulos para conhecer seu conteúdo. Alguns desses alimentos são: leite de vaca, bebidas de soja, amêndoas ou aveia, cereais matinais, suco de laranja e iogurte. As pessoas também podem obter vitamina D ao se expor à luz do sol ou por meio do uso de suplementos.
A Cleveland Clinic revelou que a deficiência de vitamina D é um problema comum. Segundo seus dados, aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo sofrem com essa condição. Pelo menos 50% da população teria problemas de insuficiência de vitamina D, e 35% dos adultos estadunidenses sofreriam da deficiência desse nutriente.