Sábado, 07 de Setembro de 2024

Home Mundo Alemanha envia aviões de guerra e aeronaves de patrulha para o Mar Báltico

Compartilhe esta notícia:

A Alemanha está enviando aviões de guerra Tornado e uma aeronave de patrulha marítima em uma missão de reconhecimento para a área do Mar Báltico, disse a missão do país na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) pelo Twitter nesta segunda-feira (28).

Uma porta-voz do Ministério da Defesa em Berlim disse que não poderia dar detalhes imediatamente devido a preocupações de segurança operacional.

No início do dia, a marinha alemã despachou seis navios de guerra adicionais, quatro deles para o Mar Báltico.

Nova era alemã

O chanceler Olaf Scholz anunciou, no domingo (27), uma “nova era” nas políticas externa e de defesa alemãs, no momento em que a maior economia da Europa se vê forçada, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a abandonar décadas de relutância a aumentar o seu perfil militar.

Oprimida pela culpa durante o Pós-Guerra, a Alemanha sempre se moveu de maneira discreta e silenciosa no plano mundial em relação aos conflitos.

Em uma sessão parlamentar de emergência realizada no domingo, Scholz enfatizou: “Com a invasão da Ucrânia, agora nos encontramos em uma nova era”.

Apenas algumas horas depois de a Alemanha revogar, repentinamente, sua proibição de exportar armas letais para zonas de conflito, anunciando grandes remessas para a Ucrânia, Scholz revelou que, em 2022, serão destinados 100 bilhões de euros (quase US$ 113 bilhões) para investimentos em suas Forças Armadas.

Ele ressaltou, contudo, que um investimento desta envergadura para a “Bundeswehr” deverá estar devidamente endossado na Constituição alemã. Segundo ele, a maior economia da Europa investirá mais de 2% de seu PIB (Produto Interno Bruto) em defesa.

Esse compromisso supera os 2% reivindicados pela Otan, deixando para trás anos de investimentos vistos como insuficientes pelos aliados da Alemanha.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Embaixador brasileiro na ONU defende solução diplomática para crise na Ucrânia
Twitter irá sinalizar todo conteúdo que contenha links para mídia estatal russa
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde