Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Home em foco Alexandre de Moraes manda a Polícia Federal investigar o presidente da CPI do MST

Compartilhe esta notícia:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal investigue o deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), por suspeitas de incentivo a atos antidemocráticos no Rio Grande do Sul e em Brasília. Autor do requerimento que criou a CPI do MST, para apurar as invasões de terra promovida pelos sem-terra, Zucco foi eleito presidente da comissão.

Conforme o despacho de Moraes, Zucco foi alvo de uma notícia de fato levada ao Ministério Público Federal a respeito de suposto “patrocínio e incentivo” a atos antidemocráticos, a exemplo do bloqueio de estradas após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro na eleição presidencial.

O caso, que inclui publicações feitas por Zucco nas redes sociais entre outubro de novembro de 2022, antes da posse na Câmara, foi remetido ao STF pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a pedido do MPF, diante do foro privilegiado de Zucco na Corte.

A Procuradoria Regional da República da 4ª Região também defendeu que a investigação fosse para o STF porque “tramitam de modo concentrado na Suprema Corte diversos inquéritos correlatos, inclusive envolvendo pessoas não detentoras de prerrogativa de foro, mas lá investigadas por força de eventual conexão”.

Na última quarta (17), Moraes determinou que a PF siga com a apuração. “Encaminhem-se os autos à Polícia Federal, para continuidade das investigações”, decidiu o ministro. A documentação foi disponibilizada à PF na sexta (19).

CPI do MST

Em 26 de abril, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, leu o requerimento da CPI do MST. Com 171 assinaturas, o requerimento recebeu o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Segundo um levantamento da FPA, desde o início da nova gestão petista, o MST invadiu 35 terras no Brasil.

O pedido de instalação foi do deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), com o argumento de que a Câmara deve investigar qual o verdadeiro propósito do MST, seus financiadores e qual a realidade atual de todas as propriedades que já foram ocupadas pelo movimento.

Convite a Lewandowski

Um nome na lista de possíveis convidados da CPI é o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski. No requerimento, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) sustenta que a convocação se justifica em razão da participação e das declarações do ex-ministro em evento promovido pelo MST na Escola Nacional Florestan Fernandes, em fevereiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Deputado federal cassado diz que decisão do Tribunal Superior Eleitoral foi fraude e teme por riscos à democracia do País
Há 50 anos, a Venezuela, assentada sobre as maiores reservas de petróleo do mundo, era um dos países mais ricos da América Latina
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde