Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

Home Saúde Anvisa amplia validade de vacina contra o coronavírus da Fiocruz

Compartilhe esta notícia:

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, nesta quarta-feira (30), a ampliação da validade da vacina contra a Covid-19 fabricada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O prazo subiu de seis para nove meses.

O pedido havia sido protocolado em fevereiro deste ano. “Essa medida é mais um reforço na batalha contra a pandemia”, afirmou a reguladora, em nota oficial. Não é a primeira vez que a agência amplia o prazo de validade de um imunizante contra a Covid-19 a pedido da Fiocruz. Em agosto, a Anvisa também concedeu a autorização para os lotes de vacinas vindas da Índia.

Assim como no caso anterior, as condições de conservação não mudaram. As doses devem ser conservadas entre 2 a 8°C e não podem ser congeladas nem ficar expostas ao sol. O conteúdo também não deve ser agitado.

Após a abertura do frasco e retirada da primeira dose, a duração do conteúdo é de seis horas, em temperatura ambiente, ou 48 horas, quando mantida sob refrigeração de 2 a 8 °C.

A nova autorização vale para as vacinas que ainda serão entregues pela Fiocruz. Para os lotes já distribuídos “e com a data de validade de seis meses impressa na rotulagem”, a Fundação deve fazer um pedido de excepcionalidade, detalhou a Anvisa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Contas do governo têm déficit de R$ 20,6 bilhões em fevereiro, menor rombo para o mês em sete anos
Supremo marca julgamento de Daniel Silveira após deputado desafiar ordem de ministro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News