Segunda-feira, 04 de Julho de 2022

Home Saúde Anvisa aprova registro de insumo da Fiocruz e Brasil terá vacina 100% nacional contra Covid

Compartilhe esta notícia:

A Anvisa aprovou, nesta sexta-feira (7), o registro do insumo da Fiocruz da vacina desenvolvida pela AstraZeneca contra a Covid-19. Com a aprovação, o Brasil terá a vacina produzida totalmente em território nacional.

A decisão conclui o processo da Fiocruz para que o Brasil tenha uma vacina 100% nacional, com todas as etapas de produção realizadas no País. A produção das doses da vacina da AstraZeneca pela fundação, entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, estava sujeita à importação do IFA da China.

De acordo com a Anvisa, foram avaliados estudos de comparabilidade que demonstraram que, ao ser fabricado no País, o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada.

Entenda o processo

Em maio de 2021, a Anvisa realizou a Certificação de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo, o que garante que a linha de produção da Fiocruz, no Rio de Janeiro, cumpre com todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA.

Desde então, a Fiocruz realizou a produção de lotes testes para obter a autorização de uso do IFA nacional na vacina contra a Covid-19.

A vacina da Fiocruz está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro de 2021 e recebeu o registro definitivo em 12 de março de 2021.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Operação Duas Rodas fiscaliza mais de 100 motocicletas em Porto Alegre
Isolamento para casos de Covid pode ser reduzido de dez para cinco dias, diz ministro da Saúde
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde