Sexta-feira, 06 de Junho de 2025

Home Variedades Apple planeja lançar óculos com Inteligência Artificial em 2026

Compartilhe esta notícia:

A Apple está acelerando os planos para lançar um par de óculos inteligentes no final de 2026 como parte de sua estratégia para recuperar terreno no mercado de dispositivos com inteligência artificial (IA). De acordo com Mark Gurman, repórter de tecnologia da Bloomberg, os primeiros protótipos devem entrar em produção ainda neste ano com parceiros internacionais, enquanto a empresa abandona o desenvolvimento de um relógio com câmera integrada.

Batizado internamente de N401, o novo dispositivo deve competir diretamente com os óculos Ray-Ban com IA da Meta e os modelos com Android XR, do Google. O eletrônico virá equipado com câmeras, microfones e alto-falantes, permitindo tarefas como ligações, reprodução de música, traduções em tempo real e comandos via Siri. O objetivo é permitir que o dispositivo analise o ambiente ao redor do usuário e ofereça interações contextuais.

A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo da Apple para se reposicionar diante da crescente popularidade de hardwares com recursos de IA. A empresa tem enfrentado críticas por demorar a integrar soluções baseadas em IA generativa aos seus produtos e corre para evitar a perda de espaço em novas categorias.

O projeto dos óculos já passou por diferentes fases de codinome e conceito, e pode sofrer alterações até o lançamento. O plano final da companhia ainda é oferecer um modelo de realidade aumentada com sobreposição de conteúdos digitais ao mundo real, mas essa versão deve levar ainda alguns anos para chegar ao mercado.

A equipe responsável pelo novo produto é a mesma que criou o Vision Pro, o headset de realidade mista lançado em 2023. Agora, além dos óculos, o grupo trabalha em versões mais acessíveis e leves do Vision Pro, além de modelos conectados ao Mac com menor latência.

Em paralelo ao desenvolvimento dos óculos, a Apple vinha testando outros formatos de dispositivos com IA, como AirPods e Apple Watches com câmeras embutidas. Segundo Mark Gurman, no entanto, os planos para um relógio inteligente com câmera foram suspensos nesta semana, embora os fones de ouvido continuem em desenvolvimento.

Internamente, há preocupação de que falhas nos recursos de IA possam comprometer a recepção dos novos óculos. Atualmente, os concorrentes Meta e Google se beneficiam das plataformas Llama e Gemini, enquanto a Apple ainda depende do Google Lens e da OpenAI para funcionalidades de análise visual no iPhone.

Para dar conta dessa dependência, a empresa trabalha em chips dedicados para dispositivos com IA e pretende abrir seus modelos de linguagem para desenvolvedores externos. A expectativa é que a estratégia resulte em uma nova leva de aplicativos com IA disponíveis na App Store.

Além dos óculos, a Apple também prepara o lançamento de seu primeiro iPhone dobrável, previsto para o final de 2026. A entrada na categoria visa diversificar o portfólio e enfrentar fabricantes que já apostam nesse formato há anos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Skincare infantil em alta: entenda os cuidados e evite erros na pele dos pequenos
Tratamento com pílula experimental reduz risco de progressão do câncer de mama
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News