Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Home Porto Alegre Aprovada a retirada da fiação aérea das ruas de Porto Alegre em até 15 anos

Compartilhe esta notícia:

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou um projeto de lei que estabelece que as redes de infraestrutura de cabeamento para a transmissão de energia elétrica, telefonia, comunicação de dados via fibra óptica e televisão a cabo deverão ser exclusivamente subterrâneas na Capital.

A proposta, aprovada na segunda-feira (12), é de autoria dos vereadores Fernanda Barth (PSC) e Cassiá Carpes (PP). “Diversas cidades brasileiras e de outros países já possuem a fiação subterrânea, razão essa que se dá pelo crescimento dessas metrópoles e por questões de melhoria nos serviços de preservação ambiental e na qualidade de vida do cidadão”, explicam os autores do projeto, que segue para sanção do prefeito Sebastião Melo.

Conforme a proposta, as empresas e as concessionárias terão prazo de 15 anos para realizar a substituição total da rede de fiação aérea existente por cabeamento subterrâneo. Todos os custos serão de responsabilidade das empresas.

A proposta prevê que a conversão da rede aérea de cabeamento para a subterrânea que exija a instalação de tubulações de cabos será executada preferencialmente pelo método não destrutivo. Tal método é o que não necessita de destruição ou danificação da camada superficial das ruas, avenidas, praças, calçadas e demais equipamentos públicos.

A fiação subterrânea é mais cara do que a tradicional. Seus objetivos principais são melhorar a estética urbana, retirando a poluição visual causada pela fiação aérea, e eliminar riscos em caso de rompimento de fios.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Vereadores discutem projeto que amplia a circulação de carrinhos de catadores em Porto Alegre até o fim de 2023
Parcela de dezembro do Auxílio Brasil é paga aos beneficiários com Número de Inscrição Social com final 2
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News