Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Home Você viu? As cores de roupa que você deve evitar para se proteger de picadas de mosquitos

Compartilhe esta notícia:

Se você é uma daquelas pessoas que está sempre propensa a ser picada por mosquitos mais do que qualquer pessoa ao seu redor, a causa disso pode estar no que você costuma vestir. Uma nova pesquisa, liderada por cientistas da Universidade de Washington, indica que uma espécie de mosquito comum voa em direção a cores específicas ignorando os tons mais frios de verde, roxo, azul e branco – essas cores estão entre suas favoritas? Melhor adicionar.

Na outra extremidade do espectro de cores, a pele humana emite um forte sinal vermelho-alaranjado para os musgos – e essas são duas das cores que atraem os insetos. “Os mosquitos parecem usar odores para ajudá-los a distinguir o que está próximo, como um hospedeiro para picar”, disse Jeffrey Riffell, professor de biologia da UW. “Quando eles cheiram a compostos específicos, como o CO2 da nossa respiração, esse cheiro estimula os olhos a procurar cores específicas e outros padrões visuais e ir até eles.”

De acordo com os pesquisadores, os mosquitos são ativados, primeiro, pelo cheiro da respiração humana

Os pesquisadores rastrearam mosquitos individuais dentro de uma câmara de teste onde pulverizaram odores específicos e apresentaram diferentes tipos de padrões visuais – como pontos coloridos, mãos humanas ou mãos enluvadas. Sem qualquer estímulo de odor, os mosquitos ignoraram em grande parte um ponto no fundo da câmara, independentemente da cor. Depois de uma borrifada de CO2 (que exalamos durante a respiração) na câmara, os mosquitos continuaram a ignorar o ponto se fosse verde, azul ou roxo. Mas se o ponto fosse vermelho, laranja ou preto, os mosquitos voariam em direção a ele.

Riffel destaca ainda que para os insetos, pouco importa o tom da pele dos seus alvos, já que todo ser humano acaba emitindo uma forte assinatura vermelha – que é literalmente o sangue correndo em nossas veias. Usar roupas que evitem essas cores e até ajude a apagar o vermelho no tom de pele, pode ser outra maneira de evitar a picada de um mosquito.

A pesquisa indicou também que ainda não se sabe se os mosquitos percebem as cores da mesma forma que nossos olhos. Mas a maioria das cores que os mosquitos preferem depois de cheirar o CO2 – laranja, vermelho e preto – correspondem a comprimentos de onda mais longos de luz. A pele humana, independentemente da pigmentação, também emite um sinal de comprimento de onda longo na faixa vermelho-laranja.

Dengue no Brasil

Mesmo com essa descoberta no campo, todo cuidado é pouco, principalmente em um Brasil que está voltando a enfrentar a dengue. O país registrou, nos quatro primeiros meses deste ano, o mesmo nível de casos de dengue verificados oficialmente em todo o ano de 2021 – segundo levantamento do Ministério da Saúde, foram contabilizados 542 mil casos até 23 de abril. No ano passado inteiro, o Brasil somou 544 mil casos. Até agora, 160 casos de mortes foram registrados.

A principal maneira de combater a dengue é evitar água parada pela casa. Então, é importante tampar as caixas d’água; não deixar água acumulada na laje; manter os lixos fechados; deixar garrafas e outros recipientes a céu aberto, sempre de cabeça para baixo; esticar as lonas; retirar a água dos pneus e tomar outros cuidados aos detalhes na sua casa ou quintal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Alguns alimentos desaceleram seu metabolismo e fazem você ganhar peso; saiba quais
Pesquisadores criam gel capaz de reparar danos causados pelo infarto
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News