Domingo, 01 de Fevereiro de 2026

Home Porto Alegre Até 27 de fevereiro, alunas de escolas públicas de Porto Alegre podem se inscrever para o Baile de Debutantes Solidário

Compartilhe esta notícia:

Comemorar 15 anos de idade com um baile de gala é um sonho que muitas adolescentes – e suas famílias – não conseguem concretizar, por questões financeiras. Pois esse desejo deve se tornar realidade para 30 garotas de Porto Alegre no próximo semestre, coma quarta edição do “Debut Solidário”, promovido pela Associação Leopoldina Juvenil com apoio do Gabinete da Primeira-Dama municipal e do Movimento de Mulheres Marlene Martini Carneiro. As inscrições prosseguem até 27 de fevereiro.

O evento está marcado para a noite de 5 de outubro (uma segunda-feira) na sede do tradicional clube do bairro Moinhos de Vento. As candidatas devem estar matriculadas em escola da rede pública municipal ou estadual e manifestar interesse por meio de formulário online, disponível em link no site prefeitura.poa.br. A seleção seguirá os critérios definidos pela organização do evento.

Além do baile em si, a iniciativa proporciona preparação de cabelo e maquiagem, bem como prova dos vestidos e outros “mimos”. Já a programação da festa propriamente dita prevê desfile individual, a tradicional dança da valsa e confraternização com familiares e amigos.

“Mais que uma celebração, o evento propõe uma jornada de preparação ao longo do ano, com atividades voltadas à convivência, ao fortalecimento da autoestima e ao desenvolvimento social e emocional das participantes”, destaca a primeira-dama Valéria Leopoldino.

Ela acrescenta: “O ‘Debut Solidário’ representa um gesto de carinho e de reconhecimento do potencial dessas meninas. Cada detalhe é pensado para que elas se sintam valorizadas, pertencentes e confiantes para sonhar e construir seus próprios caminhos.”

Como foi a edição de 2025

O baile do ano passado reuniu 29 debutantes, que ingressaram no salão festivo sob acompanhamento de cadetes do Colégio Militar e tendo como “madrinhas” as debutantes do próprio Leopoldina Juvenil – que haviam celebrado seus ritos de passagem na noite anterior. Sócios do clube também compraram ingressos para acompanhar de perto o evento.

Em paralelo, associados do clube e outros colaboradores da iniciativa contribuíram por meio de cotas financeiras. Outros auxiliaram doando itens de vestuário, reforçando ao longo do ano a rede de solidariedade que permitiu a realização das duas bem-sucedidas edições anteriores.

Nos meses anteriores à festa de gala, as garotas participaram de uma série de atividades de cultura, lazer e convivência – incluindo oficinas de autoestima, rodas de conversa e ações de voluntariado. O objetivo foi fortalecer valores como solidariedade, empatia e respeito, promovendo vivências que contribuam para o desenvolvimento pessoal e emocional das participantes.

O tão sonhado baile de debutantes teve seus preparativos finais horas antes do evento, com as adolescentes passando por uma cuidadadosa produção de maquiagem e penteado em um salão de beleza. Em seguida, foi a vez do nervosismo da prova de vestidos e do ensaio-geral, para os últimos ajustes.

Elas chegaram à Associação Leopoldina Juvenil (a maioria nunca havia pisado no local) a bordo de vans especialmente contratadas para a ocasião. Os veículos foram disponibilizados por uma empresa apoiadora, que atua no ramo de transportes.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Internacional vence por 1 a 0 o Caxias fora de casa e confirma a liderança no Grupo A do Gauchão 2026
Porto-alegrenses em dívida com o Dmae têm até 1º de março para aderir a programa de quitação com desconto
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News