Sábado, 25 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 11 de março de 2022
O Atendimento 156 de Porto Alegre, durante os dias 4 até 10 de março, recebeu 34.418 contatos. A maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 61,56%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram paradas operacionais, vazamento na rede, conta de água e verificação de hidrômetro.
“Informações sobre horários e itinerários de transporte coletivo; veículos; apresentação do condutor; infração; recurso de multas e acidentes com vítima também foram demandas significativas (12,33%). A população questionou ainda sobre castrações e maus-tratos a animais e poluição do ar, do solo e visual (8,97%). Além disso, foram solicitadas informações sobre locais disponíveis para a vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso, informações sobre teste para covid-19 (8,80%)”, destaca o titular da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci.
A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta também com profissionais para realizar o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam realizados registros de protocolos e solicitação de serviços públicos como poda de árvore, falta d’água e fechamento de buraco de rua.
Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa. O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: trânsito e transporte; água e esgoto; serviços de saúde; impostos e taxas, iluminação pública, serviços urbanos e zeladoria, fiscalizações, assistência social (Fasc), Procon, limpeza urbana (DMLU) e agendamento da Orla. São 11 serviços disponíveis.
Ouvidoria
A Ouvidoria-Geral do Município também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 4 a 10 de março, a Ouvidoria recebeu 203 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à água e esgoto, vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; educação; saúde/covid-19, limpeza urbana e trânsito e transporte.