Terça-feira, 08 de Outubro de 2024

Home Porto Alegre Atendimento do serviço 156 de Porto Alegre recebe quase 11 mil ligações na semana

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Na semana entre 5 e 11 de agosto, o atendimento do serviço 156 de Porto Alegre recebeu 10.707 ligações. A maior parte – 34,88% dos contatos – teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, verificação de falta de água e de hidrômetro. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria.

Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), apresentação de condutor infrator e obstrução de vias também representaram demandas significativas (28,87%). A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e covid.

Além disso, foram solicitadas informações gerais, IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (12,25%). E mais: coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção de área particular (6,07%).

Entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, falta de água, conservação de vias com asfalto e conservação de vias não pavimentadas.

WhatsApp

Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. “Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156”, informa a prefeitura.

Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 5 e 11 de agosto, a Ouvidoria recebeu 162 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a coordenadora Angela Silva da Luz, a maior parte diz respeito à poda de árvore e tapa buraco, água e saneamento e foco de lixo e capina.

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