Sábado, 10 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 30 de dezembro de 2021
Com o calor do verão, nada melhor que tomar um banho de mar, de cachoeira ou nos balneários ao redor do estado. Mas, antes de se encaminhar para estes locais é preciso estar atento às condições de balneabilidade. Todo ano, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulga um relatório com as condições de banho das praias gaúchas.
A balneabilidade é a capacidade de dimensionar a qualidade da água de um local destinado a esportes e recreação, como praias, lagoas e rios. De acordo com relatório da Fepam, dos 90 pontos monitorados no Rio Grande do Sul, seis estão impróprios para banho. Quatro estão localizados em Pelotas, um em Barra do Ribeiro e outro em São Jerônimo.
“O que levou a classificação do impróprio foi esse elevado número de organismos de coliformes e cianobactérias, encontrados naqueles locais que são frutos de fatores diversos e, que unidos transformam esse local em impróprio para banho”, explicou a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann .
Os banhistas devem ficar atentos aos avisos que estarão em destaque fixados em cada um dos pontos de coleta e análise. Os especialistas orientam para que o veranista procurem sempre locais com água própria para o banho, evitando riscos à saúde.
“Essas placas são atualizadas toda a semana. Então, se nós temos uma placa que diz que está próprio, de fato, está próprio. E impróprio é a mesma coisa. Para isso, nós contamos com uma integração com os municípios porque nós não conseguiremos estar nesses 90 pontos com comutantemente”, destacou a presidente da Fepam.
A condição pode variar conforme a qualidade da água. Por isso, semanalmente, até o dia 4 de março, a Fepam irá disponibilizar toda sexta-feira os resultados atualizados das análises no aplicativo do sistema de balneabilidade, no site e nas redes sociais da Fundação.
No Ar: Pampa Na Madrugada