Domingo, 16 de Janeiro de 2022

Home Verão Balneabilidade 2022: boletim analisa condições de 90 locais para banho na temporada de verão

Compartilhe esta notícia:

Com o calor do verão, nada melhor que tomar um banho de mar, de cachoeira ou nos balneários ao redor do estado. Mas, antes de se encaminhar para estes locais é preciso estar atento às condições de balneabilidade. Todo ano, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulga um relatório com as condições de banho das praias gaúchas.

A balneabilidade é a capacidade de dimensionar a qualidade da água de um local destinado a esportes e recreação, como praias, lagoas e rios. De acordo com relatório da Fepam, dos 90 pontos monitorados no Rio Grande do Sul, seis estão impróprios para banho. Quatro estão localizados em Pelotas, um em Barra do Ribeiro e outro em São Jerônimo.

“O que levou a classificação do impróprio foi esse elevado número de organismos de coliformes e cianobactérias, encontrados naqueles locais que são frutos de fatores diversos e, que unidos transformam esse local em impróprio para banho”, explicou a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann .

Os banhistas devem ficar atentos aos avisos que estarão em destaque fixados em cada um dos pontos de coleta e análise. Os especialistas orientam para que o veranista procurem sempre locais com água própria para o banho, evitando riscos à saúde.

“Essas placas são atualizadas toda a semana. Então, se nós temos uma placa que diz que está próprio, de fato, está próprio. E impróprio é a mesma coisa. Para isso, nós contamos com uma integração com os municípios porque nós não conseguiremos estar nesses 90 pontos com comutantemente”, destacou a presidente da Fepam.

A condição pode variar conforme a qualidade da água. Por isso, semanalmente, até o dia 4 de março, a Fepam irá disponibilizar toda sexta-feira os resultados atualizados das análises no aplicativo do sistema de balneabilidade, no site e nas redes sociais da Fundação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Verão

Piscinas públicas estarão abertas a partir de terça-feira em Porto Alegre
Municípios do Litoral Norte se preparam para temporada de verão 2022 com expectativas positivas
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa