Sábado, 25 de Outubro de 2025

Home em foco Bolsonaro recebe presidente da Colômbia no Palácio do Planalto

Compartilhe esta notícia:

O presidente Jair Bolsonaro recebeu na manhã desta terça-feira (19) no Palácio do Planalto o presidente da Colômbia, Iván Duque.

Duque está em visita oficial ao Brasil e, antes de cumprir agenda em Brasília, teve encontros com empresários e investidores em São Paulo. O objetivo é tentar atrair investimentos brasileiros para o país.

Quando Duque chegou ao Planalto, por volta das 10h25, houve salvas de tiros, execução dos hinos dos dois países e os presidentes posaram para foto. Em seguida, Duque e Bolsonaro se dirigiram ao parlatório para assistir a um desfile com banda militar.

Iván Duque foi eleito presidente da Colômbia em junho de 2018, aos 41 anos de idade. Candidato de direita, teve apoio do ex-presidente Álvaro Uribe e derrotou o candidato de esquerda Gustavo Petro.

A vitória de Duque marcou a volta dos conservadores ao poder na Colômbia ao suceder Juan Manuel Santos.

Neste ano, Duque teve de lidar com uma onda de protestos e paralisações na Colômbia. Houve dezenas de mortes. As manifestações começaram como um protesto contra mudanças nos impostos, mas a pauta também passou a pedir renda básica, oportunidades para os jovens e o fim da violência policial. As pessoas no país consideraram que a repressão policial foi excessiva.

Pandemia e meio ambiente

Duque se apresenta como político de direita, assim como Bolsonaro, mas lida de forma diferente em temas como pandemia e meio ambiente.

O presidente colombiano, por exemplo, já se vacinou contra covid-19, enquanto Bolsonaro afirma que não vai se vacinar, além de defender medicamentos comprovadamente ineficazes no combate à doença. A postura de Bolsonaro contraria as medidas preconizadas pela ciência.

Duque também tenta liderar na região ações de preservação e de desenvolvimento sustentável na floresta amazônica. Bolsonaro é criticado desde o início do governo por sua política ambiental, que resultou na alta do desmatamento na Amazônia.

O encontro entre os presidentes ocorre duas semanas antes da COP 26, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas e preservação ambiental, que acontecerá na Escócia, a partir do dia 31. O encontro debaterá medidas que deverão ser adotadas por países e empresas para tentar frear o processo de mudanças climáticas. Assim, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Após reunião com Duque, Bolsonaro afirmou que os dois países chegarão “unidos” à COP 26, para tratar da “querida, rica e desejada Amazônia”.

Bolsonaro e Duque se reuniram no Palácio do Planalto. Os dois tiveram uma reunião privada e, depois, um encontro com ministros e outros assessores. Após, os dois líderes fizeram um pronunciamento. Bolsonaro mencionou a floresta, que está no território dos dois países, ao final da sua fala.

“Com toda a certeza chegaremos unidos em Glasgow para tratarmos de um assunto muito importante e caro para todos nós: a nossa querida, rica e desejada Amazônia”, disse Bolsonaro em declaração à imprensa ao lado do presidente colombiano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira critica Senado por demora para votar mudanças no Imposto de Renda
Tribunal Superior Eleitoral deve julgar ações contra chapa Bolsonaro-Mourão na próxima terça-feira
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News