Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021

Home em foco Bolsonaro visita a Expo 2020 em Dubai para participar do Dia do Brasil

Compartilhe esta notícia:

O presidente Jair Bolsonaro visitou nesta segunda-feira (15) o “Dia do Brasil” na Expo 2020, a exposição universal, que nesta edição ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Realizadas há 170 anos, as exposições universais ocorrem em sedes diferentes a cada edição, escolhidas por meio da candidatura, a exemplo da Copa do Mundo e da Olimpíada.

Adiada em um ano por causa da covid, a Expo 2020 é considerada um dos maiores eventos globais desde o início da pandemia e contou com investimento bilionário do governo de Dubai. Iniciada em outubro, a exposição tem a previsão de receber cerca de 25 milhões de visitantes até o final de março de 2022.

A feira reúne 192 países, que ergueram pavilhões para apresentar inovações tecnológicas e valorizar aspectos de seus culturas e biodiversidade. Ao longo dos seis meses de evento, diversos países celebram suas datas nacionais. No caso do Brasil, foi escolhido o 15 de novembro, dia em que há 132 anos foi proclamada a República.

A solenidade para celebrar do “Dia do Brasil” foi realizada praça Al Wasl, coração do parque da Expo, onde foi erguido um domo com 130 metros diâmetro e mais de 67 metros de altura.

O evento no domo, que teve a comitiva do governo brasileiro na plateia, foi aberto pelo comissário-geral da Expo 2020, o ministro da Coexistência e Tolerância dos Emirados Árabes, Nahayan Mabarak Al Nahayan.

Ele ressaltou que o pavilhão do Brasil na feira buscar representar a biodiversidade do país, a Amazônia e o desenvolvimento sustentável. Ele também citou façanhas do país no esporte, como a conquista das cinco Copas do Mundo e o desenvolvimento do “jiu-jitsu brasileiro”, modalidade apreciada em Dubai, segundo o ministro.

Na sequência, Bolsonaro fez um breve discurso. O presidente celebrou as ligações do Brasil com o povo árabe e citou os imigrantes e descendentes da região que hoje formam parte da população brasileira.

Bolsonaro disse também que espera que as pessoas de Dubai visitem a Amazônia e confiram “informações concretas do que é aquela região, o que representa para nós e para todo mundo”.

Mais cedo, em um evento para investidores, Bolsonaro deu informações falsas ao dizer que a Amazônia, “por ser uma floresta úmida, não pega fogo.” E disse ainda que os ataques que o Brasil sofre da comunidade internacional por não conseguir preservar a floresta são “injustos”.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam, de forma repetida, os focos de incêndio acima da média na floresta nos últimos meses. Em junho, houve o maior número de focos para o mês em 14 anos; em julho, foram quase 5 mil focos; em agosto, 28 mil.

No encerramento da solenidade, o grupo “Choro Livre”, de Brasília, tocou “Aquarela do Brasil”, composição de Ary Barroso e uma das músicas brasileiras mais conhecidas no exterior.

Encontro

Antes de visitar a Expo, Bolsonaro foi a Abu Dhabi, onde foi recebido pelo príncipe herdeiro Mohammed Bin Zayed Al Nahyan.

No encontro, o presidente deu uma camisa da Seleção Brasileira de futebol ao príncipe com o número 10 e o nome do líder árabe nas costas.

Ao término da reunião, Bolsonaro entregou ds Grandes-Colares da Ordem do Cruzeiro do Sul ao príncipe e ao emir de Abu Dhabi e presidente dos Emirados Árabes, Khalifa bin Zayed Al Nahyan. A ordem é a principal honraria concedida a estrangeiros.

Nesta terça-feira (16), ele seguirá para o Bahrein e, na quarta (17), ao Catar, última parada da segunda viagem a países árabes como presidente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Na semana decisiva para as prévias presidenciais do PSDB, que ocorre no domingo, os governadores João Doria e Eduardo Leite preparam ofensiva entre os segmentos onde a disputa segue indefinida
“Estamos abrindo escritório de turismo em Dubai”, diz Bolsonaro
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada