Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

Home Cinema Brasil assina coprodução com Anthony Hopkins que concorre no Festival de Cannes 2022; veja lista de indicados

Compartilhe esta notícia:

O Festival de Cannes, um dos mais importantes eventos de cinema do mundo, anunciou, nesta quinta-feira (14), os filmes da seleção oficial de 2022. Cineastas consagrados, como David Cronemberg, os irmãos Dardenne, Claire Denis, James Gray e Kore-eda, estão na competição oficial pela Palma de Ouro. A lista inclui 18 longas.

A representação do Brasil, na 75ª edição do evento, acontece de maneira mais tímida. Novo filme do diretor e roteirista americano James Gray (de “Ad astra — Rumo às estrelas”, de 2019), “Armageddon time” tem coprodução de Rodrigo Teixeira, à frente da RT Features. A história protagonizada por Anne Hathaway, Anthony Hopkins e Jeremy Strong trata sobre amadurecimento, amizade e lealdade no Queens, distrito de Nova York, na década de 1980.

A produtora tocada pelo brasileiro se tornou, nos últimos anos, presença frequente no festival. Em 2019, Rodrigo Teixeira esteve na Croisette representando nada menos do que tres filmes — “A vida invísivel”, “O farol” e “Port authority”. Naquele ano, aliás, ele dividiu a produção de “Ad astra” com o ator Brad Pitt. Longas de sucesso, como o oscarizado “Me chame pelo seu nome” (2017) e o cultuado “A bruxa” (2015), estão no seu currículo.

Evento em maio

Ao anunciar a seleção oficial do Festival de Cannes 2022, o diretor-geral do evento, Thierry Frémaux, afirmou que esta edição voltará a acontecer “normalmente”, depois de dois anos de restrições provocadas pela pandemia. Cerca de 35 mil pessoas foram credenciadas para o evento e estarão presentes na cidade da Côte d’Azur francesa, entre 17 a 28 de maio.

Diferentemente dos anos anteriores, a seleção oficial dos filmes em competição foi revelada antes dos nomes dos jurados. O o suspense sobre quem irá substituir o americano Spike Lee na presidência do júri continua.

Entre os filmes em competição, destaca-se a presença de uma produção do cineasta russo Kirill Serebrennikov. O festival mostra, portanto, que não boicotorá o cinema da Rússia em meio à guerra na Ucrânia. Também estão em competição trabalhos de Hirokazu Kore-eda, David Cronenberg, Park Chan-wook, Tarik Saleh, Arnaud Desplechin, Kelly Reichardt, Claire Denis, Ruben Ostlund, dos irmãos Dardenne, entre outros (veja lista completa abaixo).

Fora da disputa pela Palma de Ouro, juntam-se aos já anunciados “Elvis”, biografia de Elvis Presley sob direção de Baz Luhrmann, e “Top Gun: Maverick”, sequência do filme estrelado po Tom Cruise, os longas “November”, de Cédric Jimenez, “Masquerade”, de Nicolas Bedos, e “Three Thousand Years of Longing”, de George Miller. Michel Hazanavicius abrirá o evento com “Z”.

A seguir, confira os filmes que disputam a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2022:

— “Armageddon Time,” de James Gray (EUA);
— “Boy From Heaven,” de Tarik Saleh (Suécia);
— “Broker,” de Kore-eda Hirokazu (Japão);
— “Brother and Sister” OR “Frère et Sœur,” de Arnaud Desplechin (França);
— “Close,” de Lucas Dhont (Bélgica);
— “Crimes of the Future,” de David Cronenberg (Canadá);
— “Decision to Leave” OR “Haeojil Gyeolsim,” de Park Chan-Wook (Coreia do Sul);
— “Eo” OR “Hi-Han,” de Jerzy Skolimowski (Polônia);
— “Forever Young” OR “Les Amandiers,” de Valeria Bruni Tedeschi (França);
— “Holy Spider,” Ali Abbasi (Irã);
— “Leila’s Brothers,” de Saeed Roustaee (Irã);
— “Nostalgia,” de Mario Martone (Itália);
— “RMN,” de Cristian Mungiu (Romênia);
— “Showing Up,” de Kelly Reichardt (EUA);
— “Stars at Noon,” Claire Denis (França);
— “Tchaïkovski’s Wife,” de Kirill Serebrennikov (Rússia);
— “Tori and Lokita,” de Jean-Pierre Dardenne and Luc Dardenne (Bélgica);
— “Triangle of Sadness,” de Ruben Östlund (Suécia).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Paola Carosella revela motivo de sua separação: “Não foi do nada”
Mensagem de WhatsApp vai ter mais alcance; mudança preocupa especialistas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada