Quarta-feira, 24 de Julho de 2024

Home boas noticias Brasil volta a fazer parte do ranking das 50 economias mais inovadoras do mundo

Compartilhe esta notícia:

Após 12 anos fora da lista das 50 economias mais inovadoras do mundo, o Brasil ganhou cinco posições no IGI (Índice Global de Inovação) na comparação com o ranking de 2022 e agora ocupa o 49º lugar entre 132 países, passando a ser o primeiro colocado da América Latina.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27), durante a abertura do 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em São Paulo.

O IGI mensura e analisa o desempenho dos ecossistemas de inovação. Para cada um dos 132 países analisados, é elaborado um perfil que registra o desempenho da economia por meio de indicadores, assim como virtudes e fragilidades relacionadas à inovação.

Na América Latina e Caribe, o Brasil está à frente de nações como Chile (52ª) e México (58ª). Entre os membros do Brics, o Brasil está na terceira colocação, à frente da Rússia (51°) e da África do Sul (59º). A China é a 12ª colocada, enquanto a Índia ocupa o 40º lugar.

Indicadores como serviços governamentais on-line e participação eletrônica são alguns dos responsáveis por elevar a posição do Brasil.

Os dez países mais bem colocados no índice são: Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Singapura, Finlândia, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Coreia do Sul.

A classificação é divulgada anualmente, desde 2007, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual em parceria com o Instituto Portulans e o apoio de parceiros internacionais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Polícia Federal prende homem que sentou na cadeira do ministro Alexandre de Moraes durante os atos de 8 de janeiro
20ª Festa Nacional do Moranguinho recebe 170 mil visitantes em Bom Princípio
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News