Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

Home Música Caetano Veloso lançará livro sobre críticas de cinema

Compartilhe esta notícia:

O cantor Caetano Veloso lançará no dia 28 de maio um livro com críticas de cinema feitas por ele entre 1960 e 2023. O artista, que sonhava em ser diretor cinematográfico, trabalhou na década de 1960 como crítico de cinema em jornais da Bahia, seu estado natal.

Cine Subaé – Escritos Sobre Cinema (1960 –2023) apresenta textos que atestam o impacto que o Cinema Novo, as películas exuberantes norte-americanas, o neorrealismo italiano e o existencialismo das fitas francesas tiveram sobre a formação cultural de Caetano.

Organizada por Claudio Leal e Rodrigo Sombra, a obra inclui também colunas de jornais, entrevistas, depoimentos e comentários que revelam as predileções, reflexões, criações de trilhas e o vasto repertório cinematográfico do cantor.

O livro traz ainda três argumentos inéditos de filmes jamais realizados pelo ícone da música brasileira, que dirigiu dois videoclipes e um longa, O Cinema Falado (1986). Ao todo, são 64 textos – 46 inéditos em coletâneas de Caetano –, 12 entrevistas e 76 fragmentos de opiniões sobre filmes e diretores.

A orelha do livro é assinada pelo cineasta Orlando Senna, editor de algumas das primeiras críticas publicadas pelo artista na imprensa baiana. A introdução é um texto inédito escrito pelo próprio Caetano. O livro será lançado pela editora Companhia das Letras e já está em pré-venda.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Música

Belo compartilha oração sobre passar por momentos difíceis após fim de casamento com Gracyanne
Kim Kardashian revela que passeava com o cachorro de Madonna na infância
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa