Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025

Home Inter Camaleão tático: os formatos que deram vida ao novo Inter

Compartilhe esta notícia:

Em apenas três partidas à frente do Inter, Ramón Díaz e seu filho Emiliano já mostraram um repertório tático variado e dinâmico. A nova comissão técnica do Colorado não apenas alterou formações entre os jogos, mas também dentro de cada duelo, revelando uma abordagem flexível e adaptável ao contexto de cada adversário e momento da partida.

Desde a estreia contra o Juventude, passando pelo confronto com o Corinthians e a vitória sobre o Botafogo, os Díaz utilizaram cinco formações diferentes: 4-4-2, 4-3-1-2, 4-2-3-1, 3-5-2 e 3-4-3. A constante troca de esquemas reflete não apenas a busca por soluções diante de desfalques e suspensões, mas também uma tentativa de encontrar a melhor identidade para o time.

Na partida contra o Juventude, o Inter começou no 4-4-2 com um losango no meio-campo, tendo Luis Otávio como volante mais recuado e Alan Patrick mais avançado. Com o decorrer do jogo e a pressão do adversário, a equipe alternou para o 4-3-1-2 e, posteriormente, para o 4-2-3-1, com entradas de Ronaldo, Vitinho e Bruno Tabata. No fim, voltou ao 4-4-2 com Ricardo Mathias ao lado de Borré no ataque.

Contra o Corinthians, o Inter iniciou no 4-3-1-2, mas após sofrer um gol aos 9 minutos, a comissão técnica promoveu mudanças no intervalo, adotando o 3-5-2 com Mercado reforçando a zaga. Na reta final, com a entrada de Mathias, o time passou para o 3-4-3, buscando mais agressividade ofensiva.

Na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, o Inter começou no 3-4-3, com Alan Patrick atuando como falso 9 e Vitinho ganhando espaço no ataque. A formação se transformava em 5-2-3 quando o time era pressionado. Com as substituições, a equipe passou para o 3-5-2, mantendo Alan Patrick como referência ofensiva.

Em três jogos, os Díaz utilizaram 19 jogadores diferentes e não repetiram escalação. A flexibilidade tática tem sido acompanhada por uma rotação intensa do elenco, motivada por suspensões, lesões e decisões estratégicas. Gabriel Mercado, por exemplo, tem sido peça-chave nas formações com três zagueiros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Inter

“Participação do crédito imobiliário no PIB dobrou, mas continua abaixo de outros países”, diz presidente do Banco Central
Israel divulga lista de 250 presos que podem ser trocados por reféns em Gaza
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde