Quinta-feira, 22 de Outubro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 21 de outubro de 2026
As campanhas do senador Flávio Bolsonaro (RJ), candidato do PL à Presidência da República, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputa a reeleição pelo PT, devem intensificar a atuação nas redes sociais até domingo, data do segundo turno das eleições. A estratégia busca ampliar a presença dos dois candidatos no ambiente digital nos últimos dias antes da votação, em uma disputa que também se concentra na mobilização de apoiadores e na divulgação de conteúdos nas plataformas.
Com o debate entre os presidenciáveis previsto para esta sexta-feira (23), na TV Globo, Flávio Bolsonaro deverá passar pelo menos três dias sem compromissos públicos. O período será dedicado à gravação de materiais e à organização de uma sequência de publicações que deverão ser divulgadas até domingo. A programação indica uma aposta no alcance das redes sociais para fortalecer a candidatura do senador na reta final da campanha.
Na terça (20), Flávio participou de uma reunião com influenciadores ligados à direita e ao campo conservador, além de empresários que atuam no meio digital. O encontro foi conduzido pelo empresário Pablo Marçal e reuniu nomes que integram diferentes setores da direita brasileira, em uma articulação voltada à presença digital e à comunicação política.
Também participaram da reunião Daniella Marques, porta-voz do plano econômico do candidato do PL, os senadores eleitos Guilherme Derrite (PP-SP) e Deltan Dallagnol (Novo-PR), o deputado federal eleito Lucas Pavanato (PL-SP) e a deputada estadual eleita Eduarda Campopiano (PL-SP). A presença desses representantes reforça a aproximação da campanha com influenciadores, lideranças políticas e integrantes do setor empresarial ligados ao ambiente digital.
A movimentação dos apoiadores de Flávio ocorre enquanto a campanha de Lula amplia sua própria estratégia nas redes sociais. A atuação digital do presidente é conduzida majoritariamente pelo deputado federal André Janones (Rede-MG), que assumiu papel central na comunicação petista durante o segundo turno.
Entre as iniciativas de Janones está a criação do canal “Exército do Lula”, no WhatsApp, que reúne mais de 7 milhões de seguidores. A ferramenta se tornou um dos principais espaços de mobilização dos apoiadores do presidente e de circulação de mensagens relacionadas à campanha.
Conhecido por seus seguidores como “general Janones”, o deputado ajudou a mudar a estratégia digital de Lula nesta etapa da disputa. A atuação busca ampliar o espaço do petista nas redes sociais e estimular a mobilização também fora da internet, em manifestações favoráveis ao presidente e contrárias a Flávio Bolsonaro.
Com orientações e comandos direcionados aos apoiadores, Janones tem incentivado a divulgação de conteúdos e manifestações em plataformas como X, Instagram e Facebook, além de ações presenciais. O parlamentar afirma que compartilhou seu conhecimento sobre o funcionamento dos algoritmos e as estratégias de comunicação digital com outros integrantes da campanha. “A extrema-direita nunca mais vai ter hegemonia nas redes sociais, porque o conhecimento que tenho, a maneira como algoritmo funciona, eu já passei adiante”, declarou. (Com informações do Valor Econômico)