Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 21 de janeiro de 2026
Além da celulite que costuma aparecer em áreas do corpo como glúteos e coxas, formando desníveis na superfície da pele, existe um outro tipo, a celulite facial, que é uma doença, que atinge camadas mais profundas da pele, causando inchaço, vermelhidão e dor. Se não for tratada adequadamente, pode ser potencialmente grave.
No ano passado, a jornalista Adriana Perroni, da TV Record, precisou ser internada duas vezes após o diagnóstico de celulite facial, um tipo de infecção bacteriana que afeta a área do rosto. As principais causas da infecção variam. Ela pode se desenvolver a partir de uma cárie não tratada, feridas abertas na região do rosto, acnes e outros traumas causados no local que podem ser a porta de entrada para bactérias.
Segundo Alexandre Maurity, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, em entrevista à Fiocruz, o atendimento para tratamento precisa ser imediato pois a condição pode se agravar no período de 48 horas após o aparecimento do primeiro sintoma.
Os principais sintomas associados à condição são:
• Inchaço no rosto;
• Vermelhidão;
• Febre; e
• Dor intensa.
Em casos mais graves, pode surgir uma certa dificuldade para falar e respirar. Além disso, o coração e cérebro podem ser comprometidos.
No começo de 2023, o ator Rafael Cardoso foi internado por conta de uma celulite infecciosa. O ator tomou antibióticos e precisou ficar uns dias internado no hospital. A assessoria do ator explicou na época que ele estava com uma foliculite (inflamação dos folículos pilosos, estrutura onde os pelos nascem e crescem) entre o rosto e o pescoço que acabou se agravando e evoluiu para uma celulite, uma infecção que se espalha na pele.
Já no ano passado, o atacante do Vasco, David Corrêa, esteve fora de campo no jogo contra o Athletico Paranaense, após ter sido diagnosticado com celulite facial. Segundo a nota publicada pelo clube, o jogador foi afastado das atividades para entrar em tratamento.
Saiba mais
A celulite facial pode surgir de várias maneiras, incluindo:
Retenção de líquidos: O inchaço no rosto pode ser causado pela retenção de líquidos devido a fatores como desidratação, consumo excessivo de sal na dieta, alterações hormonais, problemas de saúde, ou até mesmo voos longos ou mudanças de altitude.
Má circulação sanguínea: A circulação sanguínea inadequada no rosto pode levar ao acúmulo de fluidos e inchaço.
Consumo excessivo de álcool: O consumo excessivo de álcool pode levar à desidratação e inchaço facial.
Má alimentação: Uma dieta rica em alimentos processados, salgados e ricos em açúcares pode contribuir para a retenção de líquidos e inchaço facial.
Mudanças hormonais: Flutuações hormonais, como aquelas que ocorrem durante o ciclo menstrual, gravidez ou menopausa, podem causar retenção de líquidos e inchaço no rosto.
Falta de sono: A falta de sono adequado pode afetar a circulação sanguínea e levar ao inchaço facial.
Para reduzir a celulite facial, é importante manter uma dieta equilibrada, beber bastante água, limitar o consumo de álcool e sal, praticar exercícios regularmente, garantir um sono adequado e considerar técnicas de redução de estresse, como meditação ou ioga. Em casos de retenção de líquidos persistentes ou inchaço facial severo, é recomendável consultar um médico para avaliação e orientação adicionais. As informações são do jornal O Globo e do portal DermaClub.