Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021

Home em foco China considera que Taiwan é uma província chinesa e não aceita proteção dos Estados Unidos à ilha

Compartilhe esta notícia:

A China afirmou que “não há espaço para compromissos ou concessões” em relação à Taiwan, ilha que o regime chinês considera uma província rebelde. A afirmação foi uma reação à fala do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acirrando ainda mais a tensão entre os dois países.

Na última semana, Biden disse que os EUA “defenderiam Taiwan” e estariam comprometidos com a ilha em caso de eventual ofensiva da China. “Quando se trata de questões relacionadas à soberania e integridade territorial da China e outros interesses fundamentais, não há espaço para fazer compromissos ou concessões”, afirmou o porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin. “E ninguém deve subestimar a forte determinação, firme vontade e grande capacidade do povo chinês de defender sua soberania nacional e integridade territorial”, acrescentou o porta-voz.

Wang disse ainda que Taiwan é parte inalienável do território chinês e um assunto interno que não permite intervenções estrangeiras. Segundo ele, os EUA devem “ser cautelosos com suas palavras e ações e não devem enviar quaisquer sinais errados às forças separatistas da independência de Taiwan, de modo a não prejudicar seriamente as relações China-EUA e a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”.

Em meio às tensões entre EUA e China, a fala do presidente ocorreu durante um evento transmitido pela CNN americana, no qual o líder americano respondeu a perguntas da plateia.

Além de afirmar o compromisso em defender Taiwan, Biden recorreu a um discurso de demonstração de força. Para o democrata, as pessoas não deveriam se preocupar com a força americana porque “China, Rússia e o resto do mundo” sabem que os EUA são “os militares mais poderosos da história mundial”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Presidente dos Estados Unidos promete proteger Taiwan em caso de ataque chinês
Seleção feminina brasileira de futebol esboça reação, mas perde por 3 a 1 em amistoso contra Austrália
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Bom Dia