Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021

Home em foco Presidente dos Estados Unidos promete proteger Taiwan em caso de ataque chinês

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o país está empenhado em defender Taiwan caso seja atacado pela China – uma postura que parece se opor à política declarada de “ambiguidade estratégica” dos EUA.

Questionado duas vezes pela CNN se os EUA protegeriam Taiwan caso a China atacasse, Biden respondeu positivamente. “Sim, temos o compromisso de fazer isso”, disse ele.

O presidente norte-americano fez declarações semelhantes no passado, apenas para a Casa Branca dizer que a política americana de longa data não mudou em relação à ilha.

Os EUA fornecem armas defensivas a Taiwan, mas permaneceram intencionalmente ambíguos sobre a possibilidade de intervir militarmente no caso de um ataque chinês.

Sob a Política de “Uma China”, os EUA reconhecem a reivindicação de soberania da China sobre Taiwan. Nas últimas semanas, Pequim enviou dezenas de aviões de guerra para perto da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) de Taiwan, e o presidente chinês Xi Jinping disse que a “reunificação” entre a China e Taiwan era inevitável.

Biden também afirmou que não estava preocupado com um conflito militar intencional com a China – mas indicou que estava preocupado com uma escalada não intencional.

“China, Rússia e o resto do mundo sabem que temos os militares mais poderosos da história do mundo. Não se preocupe se eles serão mais poderosos”, disse. “Mas você precisa se preocupar se eles vão ou não se envolver em atividades que os coloquem em uma posição onde podem cometer um erro grave.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Espanha não quer entregar general venezuelano aos Estados Unidos
China considera que Taiwan é uma província chinesa e não aceita proteção dos Estados Unidos à ilha
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Bom Dia