Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Home em foco China pode estar por trás de ataque cibernético à News Corp

Compartilhe esta notícia:

Invasores digitais acessaram contas de e-mail da News Corp e comprometeram dados de jornalistas, divulgou a empresa nesta semana, e o consultor de segurança na internet da empresa de mídia disse que o ataque provavelmente visava reunir inteligência “para beneficiar interesses da China”.

A News Corp, que publica o Wall Street Journal, disse que a violação foi descoberta no fim de janeiro e afetou e-mails e documentos do que descreveu como um número limitado de funcionários, incluindo jornalistas. A empresa de segurança cibernética Mandiant conteve a violação.

“A Mandiant avalia que aqueles por trás dessa atividade têm nexo com a China e acreditamos que eles provavelmente estão envolvidos em atividades de espionagem para coletar informações para beneficiar os interesses da China”, disse David Wong, vice-presidente de consultoria da Mandiant.

A Embaixada da China nos Estados Unidos não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Em carta vista pela Reuters, executivos da empresa disseram a empregados acreditar que a atividade afetou um número limitado de contas de e-mail comerciais e documentos da News Corp, News Technology Services, Dow Jones, News UK e New York Post.

“Nossa análise preliminar indica que o envolvimento de governos estrangeiros pode estar associado a essa atividade e que alguns dados foram coletados”.

A empresa acrescentou que suas outras unidades de negócios, incluindo HarperCollins Publishers, Move, News Corp Australia, Foxtel, REA e Storyful, não foram alvo do ataque.

O jornal disse que o momento das invasões correspondeu à investigação sobre riqueza acumulada por parentes de Wen Jiabao, então primeiro-ministro da China.

Empresa

A News Corporation é um grupo de comunicação social norte-americano. No ano de 2011, era o segundo maior grupo de mídia, em termos de receitas, e o terceiro maior no setor de entretenimento em 2009.

É o segundo maior conglomerado de mídia do mundo, atrás apenas da Walt Disney Company e seguida pela Warner Media. Seu CEO é Rupert Murdoch, que fundou a News Corp em 1979, na Austrália.

A News Corp é uma empresa de capital aberto listada na Bolsa de Valores de Nova York, com anúncios no Australian Securities Exchange e Bolsa de Valores de Londres. Anteriormente incorporada na Austrália, a empresa foi reincorporada após a maioria dos acionistas aprovarem a medida em 12 de novembro de 2004.

Em 28 de junho de 2012, Rupert Murdoch anunciou que, em resposta às preocupações de acionistas em relação a recentes escândalos (envolvendo o tabloide News of the World, de propriedade do grupo), os ativos da News Corporation seriam divididos em duas empresas de capital aberto: uma para veículos de comunicação, e a outra para a área editorial.

A divisão foi formalizada em 28 de junho de 2013, quando a News Corp foi renomeada 21st Century Fox, agrupando principalmente os veículos de comunicação, enquanto uma nova News Corp foi formada para assumir a área editorial e os ativos da área de radiodifusão australiana.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Brasil registra 1.308 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas
Brasil registra cinco casos da subvariante BA.2 da Ômicron
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News