Terça-feira, 07 de Maio de 2024

Home Brasil Ministério da Educação prorroga prazo para as convocações da lista de espera do Fies

Compartilhe esta notícia:

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (26) que prorrogou até 17 de maio o prazo para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre deste ano.

A decisão foi anunciada após reclamações de estudantes, que alegam que erros do MEC no processo seletivo estão atrapalhando a convocação de novos alunos na lista de espera.

Estão em disputa mais de 67 mil vagas para fechar contratos de empréstimo e pagar a graduação. Os candidatos relatam falhas técnicas, demora excessiva na fila de espera e outros problemas que, na visão deles, exigiriam uma ampliação do prazo de inscrições.

Em resumo, as queixas do estudantes são as seguintes:

– O sistema eletrônico pelo qual os estudantes enviam os documentos na matrícula tem problemas técnicos desde o início do processo, atrasando todas as etapas seguintes;
– As listas de espera não estão “rodando” no ritmo esperado, por isso, milhares de alunos que não foram aprovados na 1ª chamada aguardam a convocação;
– A mesma pessoa está sendo aprovada em mais de uma opção de curso (algo vetado pelo edital do Fies);

O prazo final do Fies termina em 30 de abril e, mesmo com as falhas relatadas acima, a pasta afirma que “não vislumbra possibilidades de prorrogação”.

O edital do Fies 2024 foi publicado apenas em 7 de março, quase dois meses após a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2023, o documento saiu em 27 de janeiro, antes das notas da prova.

As inscrições do Fies terminaram em 18 de março, após algumas universidades já terem iniciado o ano letivo. Isso fez com que os aprovados, que ainda teriam todo o trâmite da pré-aprovação e da matrícula, perdessem as primeiras semanas de aula.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Anatel publica regras mais duras para ligações de empresas realizadas em excesso
Defesa de Bolsonaro volta a pedir ao Supremo devolução temporária do passaporte para viagem a Israel
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias