Domingo, 14 de Julho de 2024

Home Brasil Cidade de Mato Grosso do Sul é a primeira do Brasil a iniciar a vacinação em massa contra a dengue

Compartilhe esta notícia:

Dourados, a pouco mais de 200 km de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, é a primeira cidade do Brasil a iniciar a vacinação em massa contra a dengue. A imunização  começou nesta quarta-feira (03), nos 35 postos de saúde espalhados pelo município.

Com 243.368 mil habitantes, a estimativa do município é vacinar 150 mil moradores entre 4 e 59 anos com a vacina. Em Dourados, a imunização é oferecida para aquelas pessoas que chegarem ao posto com o documento de identificação e comprovante de residência na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

As doses saíram por volta das 7h30 (horário local) do centro de distribuição da secretaria municipal de Saúde de Dourados rumo aos 35 postos de saúde da cidade. O município será responsável pelo planejamento e aplicação da vacina dentro do cronograma especificado pelas pesquisas.

Dourados fez uma parceria inédita com o laboratório japonês Takeda, responsável por desenvolver a vacina Qdenga. Esta cooperação possibilitou que a cidade garantisse as primeiras doses do imunizante para realizar a vacinação em massa.

A ação foi anunciada no início de dezembro. Dias após, o Ministério da Saúde divulgou que a vacina Qdenga seria incorporada ao PNI (Plano Nacional de Imunizações). Seringas e agulhas foram doadas pelo próprio laboratório.

A vacina disponibilizada é a Qdenga. O imunizante possui duas doses, que devem ser administradas com intervalo de 3 meses. A mesma vacina já é comercializada na rede privada há oito meses, por R$ 450.

De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos. É aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença.

Ela também poderá ser aplicada em quem já teve a doença. Nos ensaios clínicos, a Qdenga mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Pelo menos 30 placas são recolhidas após chuva de terça-feira em Porto Alegre
Congresso avalia negociar recuo com governo antes de derrubar vetos à Lei de Diretrizes Orçamentárias
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News